IPVA atrasado? Saiba o que fazer

Confira a seguir todos os detalhes sobre como fazer para pagar seu IPVA atrasado!

O IPVA atrasado pode gerar multas e até apreensão do veículo, além de colocar o nome do dono em dívida ativa. Por isso, evitar o pagamento em atraso desse tributo é um cuidado que todo condutor precisa ter.

Anúncios

Mas, se você perdeu o prazo e agora não sabe como pagar o IPVA atrasado, não se preocupe. Nesse artigo ensinaremos o que você deve fazer para quitar sua dívida, seja pagando ou então aprendendo como parcelar o IPVA atrasado e evitar que seu carro seja apreendido. Confira!

IPVA atrasado dá multa?

Na grande parte dos estados brasileiros acabou o prazo de pagamento do IPVA em cota única. Além disso, também se esgotou o prazo de requisição de isenção do IPVA.

Ou seja, o que restou foram os prazos finais de pagamento. E para aqueles proprietários que ainda não quitaram suas parcelas, é preciso realizar o pagamento o mais breve possível. Sobretudo porque além da multa, há possíveis chances de ter o veículo apreendido.

O artigo 155 da Constituição Federal diz que a cobrança do IPVA é de responsabilidade de cada estado e do Distrito Federal. Além disso, as regras de cada unidade federativa também podem mudar.

O artigo também cita a consequência do não pagamento do imposto na data estipulada. Nesse caso, o condutor que paga IPVA atrasado tem que arcar com pequena multa por dia de atraso com limite de 20% e juros mensais que equivalem à taxa Selic ou 1% de acordo com o que for maior.

Além disso, o atraso no pagamento também pode incorrer na apreensão de veículo.

Quais as penalidades?

Com o IPVA atrasado o proprietário não poderá pagar o licenciamento do veículo, ou seja, sem o documento atualizado o veículo que transitar pode ser apreendido pelas autoridades competentes.

Outra penalidade é que o nome do proprietário pode acabar inscrito na dívida ativa do Estado correspondente. E essa situação impede a prestação de concursos públicos, assim como dificulta na hora de conseguir um financiamento.

Mas vale ressaltar que mesmo que o carro for apreendido, é necessário colocar em dia o pagamento do IPVA atrasado, regularizando a situação com adicional das multas e taxas solicitadas na nova guia para que se possa retirar o automóvel do pátio do Detran – Departamento Estadual de Trânsito.

Outro ponto que é válido ressaltar é que o veículo pode ser apreendido mesmo se o IPVA estiver pago, mas o licenciamento não, devendo ambos valores estarem quitados e em dia para poder transitar.

Atenção! O IPVA atrasado não gera guincho, essa prática é ilegal pois é uma cobrança coercitiva e inclusive no CTB – Código de Trânsito Brasileiro não há nada que determine essa prática como uma prática correta e legal. Por tanto fique atento aos seus direitos.

IPVA atrasado como pagar?

Primeiramente, para pagar o IPVA atrasado o proprietário do veículo precisa acessar o site do Sefaz (Secretaria da Fazenda) ou do Detran onde o veículo está cadastrado e emitir uma nova guia de pagamento.

Essa guia terá o valor do imposto recalculado com as multas cabíveis, assim como com uma nova data de pagamento expedida.

Site para emissão da guia e para IPVA atrasado consulta nos os seguintes estados:

O IPVA atrasado, assim como o não pagamento do imposto e do licenciamento de veículo pode gerar problemas e estresses desnecessários. Por isso, agora que você já sabe como emitir uma segunda via, não deixe de regularizar a situação!

JE Leilões

JE Leilões: Conheça detalhes e descubra se é confiável

localiza Zarp

Descubra como funciona o localiza Zarp