Gasolina adulterada: Conheça seus direitos e saiba como denunciar

Veja agora quais são seus dinheiros caso tenha sua gasolina adulterada!

Anúncios

A fiscalização dos órgãos competentes existe, mas ainda há problemas com a gasolina adulterada. E essa questão representa uma grande preocupação dos motoristas.

Sobretudo porque gasolina adulterada gera vários danos e prejuízos ao veículo. Por isso é muito importante conhecer os seus direitos e saber quando denunciar gasolina adulterada.

Saiba o que é, bem como como fazer o teste da gasolina adulterada, conhecendo o seu direito como consumidor. E o mais importante, saiba o que fazer caso seja vítima dessa situação!

O que é gasolina adulterada?

A gasolina adulterada nada mais é que a gasolina que passou por um processo de alteração do seu estado original. Para isso, muitos usam solventes mais baratos e misturados ao combustível como o etanol hidratado, por exemplo.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) diz que a porcentagem permitida de álcool anidro na composição da gasolina é de no máximo 27%, só que a gasolina adulterada costuma ter uma quantidade muito superior a essa.

Que problemas a gasolina adulterada causa?

São diversos os problemas causados pela alteração da gasolina podendo ser leve ou de grande escala. Tudo depende da alteração feita, do quanto foi abastecido, bem como da própria mecânica do veículo.

Veja alguns dos problemas que ela pode causar:

  • Reduz a potência do motor.
  • Causa problemas ao ligar o carro.
  • Promove falhas na aceleração.
  • Expele maior quantidade de fumaça pelo escapamento.
  • Excesso de líquido pelo escapamento.
  • Consome muito mais combustível.
  • Promove mau funcionamento nas velas de ignição.
  • Causa sujeira excessiva nos bicos injetores e nas válvulas.
  • Promove o mau funcionamento da câmara de combustão.

Gasolina adulterada o que fazer?

Se você identificou o uso de gasolina adulterada pelo posto onde abasteceu é hora de saber como agir. Inclusive, para que esse tipo de prática não passe impune, é preciso saber como denunciar. Não fique quieto e conheça os seus direitos.

Nesse tipo de situação, o consumidor tem direito de ser ressarcido pelo dano caso haja provas de que o combustível abastecido foi adulterado. O valor do ressarcimento deve envolver gastos de manutenção, reparo e peças trocadas, bem como da mão de obra do profissional que realizará o conserto.

Se o veículo for de uso profissional há ainda a possibilidade de solicitar uma indenização referente ao valor dos lucros cessantes. Ou seja, do pagamento dos dias que a vítima não pode realizar seu trabalho devido ao veículo estar com mau funcionamento.

No entanto, o PROCON, estabelece 3 passos para que isso seja possível:

1. Exija a nota fiscal do estabelecimento referente ao produto e serviço utilizado

Não saia do posto de gasolina sem a nota fiscal do abastecimento, guarde-a por um período. Já que nunca se sabe com que combustível estamos lidando e pode ser que haja adulteração.

Portanto, se seu veículo começar a apresentar sinais de problemas relacionados ao combustível esse comprovante será uma prova de grande valia.

2. Comprove o dano causado ao seu veículo

Se você começou a notar que há danos causados ou anormalidades no seu veículo o leve imediatamente ao mecânico. E, então, peça um laudo que comprove os problemas gerados no veículo por conta da gasolina adulterada.

3. Realize uma reclamação

Com o laudo, assim como a nota fiscal em mãos é hora de fazer a reclamação da gasolina adulterada, dirija-se até o posto onde seu carro foi abastecido. E tenha uma conversa sincera com o responsável pedindo uma solução para o problema.

Caso a conversa não funcione, recorra as leis judiciais e ao Código de Defesa do Consumidor. Além disso, realize a denúncia à ANP com nota fiscal e laudo em mãos.

Como evitar cair no golpe?

Alguns pontos precisam ser observados para não cair no golpe da gasolina adulterada:

  • Não dê total confiança em preços muito baixos.
  • Busque a origem do produto, bem como distribuidores.
  • Selo INMETRO.

Agora que você já sabe seus direitos, não deixe de tomar suas providências caso caia nesse golpe!

Montenegro Leilões

Montenegro Leilões: Conheça e descubra se é confiável

Peugeot 208

Peugeot 208 chega ao mercado com o mesmo motor do Fiat Argo