Como funciona o freio Abs?

Veja nesse artigo o que é freio ABS, como funciona, suas vantagens e tudo mais sobre o assunto!

Anúncios

Certamente, você já deve ter ouvido falar do freio ABS. Mas você sabe como esse equipamento de segurança e travamento de rodas funciona realmente?

O sistema ABS, ou Sistema de Freios Antitravamento ajuda a evitar acidentes, colaborando para a segurança de motoristas e passageiros. Mas, estas não são as únicas vantagens que esse acessório é capaz de oferecer.

Por isso, quando o assunto é freios de carro, saber mais sobre este item é essencial.

Acompanhe esse artigo e veja agora o que significa freio ABS e como ele funciona.

O que é?

O Sistema de Freios Antitravamento, ou freio ABS, é um sistema eletrônico que complementa o sistema de frenagem. Basicamente, ele ajuda a evitar o travamento das rodas durante uma frenagem brusca de emergência.

A sigla ABS vem do inglês Antilock Braking System. E no painel o freio ABS localiza pela luz amarela que mostra sua sigla.

Quando essa luz acende e logo apaga após ligar o veículo, isto significa que está tudo funcionando perfeitamente. No entanto, caso ela permaneça ligada algum problema pode estar ocorrendo no sistema.

Freio ABS como funciona?          

O freio ABS funciona através de sensores, ou seja, o sistema vai monitorando a velocidade dos pneus. E, ao identificar que a frenagem causará um travamento de uma ou de mais rodas, ele então passa a atuar de maneira independente. O que evita que esse travamento ocorra.

É então que o sistema ABS dos freios aplica uma pressão e a solta de forma contínua por alguns segundos, tecnicamente pinçando o disco ou tambor (dependendo do sistema de frenagem).

Essa ação é realizada muito rapidamente evitando que as rodas escorrem no asfalto, por exemplo. Mas o freio ABS só entra em ação a partir do momento e quem se pisa no pedal com força ou subitamente.

Durante a ação o motorista provavelmente sentirá uma trepidação no pedal e um barulho mais forte que vem do pedal. Caso isto não aconteça, então pode ser sinal de que o freio não agiu, pois a velocidade não era suficiente.

Que vantagens há no sistema de freio ABS?

O sistema de freio ABS, tem como objetivo, melhorar a segurança e ajudar a evitar acidentes decorrente de frenagem de emergências permitindo que o condutor tenha controla da situação e da direção ao realizar manobras, evitando assim que as rodas travem e se mantenham na direção de travamento.

Com o freio ABS é possível desviar de obstáculos sempre que necessário e girar o volante freando sem perder o controle da direção do carro.

Além disso, outra das vantagens encontradas no sistema é que há um menor tempo e menor distância de frenagem. Isso acontece porque as rodas não travam e o carro passa a não deslizar ou derrapar por perder contato ou atrito com o solo.

Desse modo, uma maior eficiência de frenagem acontece mesmo em pisos com pouca aderência. É o caso, por exemplo, quando se roda em pisos de areia, grama, ou mesmo em asfalto molhado.

Freio ABS como item obrigatório

Além de serem extremamente vantajoso à segurança do veículo, motorista, passageiros e demais usuários da via, os freios ABS passaram a ser item obrigatório nos carros vendidos no Brasil.

Isso aconteceu em 1º de janeiro de 2014 quando as legislações estabelecidas no Inovar-Auto colocar junto aos airbags duplos como itens obrigatórios em todos os veículos a partir daquele ano a ser vendidos no Brasil.

No entanto, o freio ABS equipou um carro brasileiro em sua primeira vez em 1991, no Volkswagen Santana. Depois chegou ao Chevrolet Ômega e assim conquistou território, espaço e o coração das montadoras e daqueles que prezam por sua segurança em primeiro lugar, tornando-se obrigatório em 2014.

Portanto, o sistema de freio ABS é extremamente útil para garantir mais eficiência na frenagem e segurança no trânsito. Então, se ainda não possui esse sistema instalado no seu veículo, providencie o quanto antes!

Consórcio Itaú

Saiba como funciona o Consórcio Itaú

Movida mensal flex

Movida mensal flex: Conheça todos os detalhes