Veja a seguir qual das modalidades é a melhor na hora de adquirir um veículo, se financiamento ou consórcio!
O sonho de comprar um carro, seja por meio de financiamento ou consórcio é recorrente nas famílias brasileiras. Segundo dados de um dos maiores portais de venda online, o Mercado Livre, a intenção de compra de veículos novos aumentou 54% em 2021. Isso quando comparado com o ano anterior.
Anúncios
As opções de pagamento são as mais diversas. No entanto, sabemos que muitas pessoas não têm condições de pagar à vista e acabam recorrendo entre uma das duas opções. Entretanto, no financiamento há uma incidência grande de juros, que não ocorre no consórcio.
Em contrapartida, o financiamento não possui apenas desvantagens. Mas, como saber qual das opções é a mais vantajosa, o financiamento ou consórcio?
Para ajudar você a tomar a melhor decisão, preparamos esse artigo com as principais vantagens, assim como desvantagens de cada opção. Confira!
Financiamento ou consórcio – Principais vantagens
Na hora de escolher entre o financiamento ou consórcio para compra de veículo, é natural que surjam algumas dúvidas. Então, para facilitar listamos abaixo as vantagens e desvantagens de cada modalidade. Veja:
Vantagens e desvantagens do financiamento
A maior vantagem do financiamento é sair com o veículo imediatamente, mesmo sem ter todo o valor em mãos. As outras vantagens que podemos citar, são:
- É uma modalidade com parcelas fixas mensais
- Possibilidade de abatimento de parcelas. Essa negociação é feita e reduz os juros do financiamento.
Contudo, como desvantagem podemos citar:
- Taxa de juros alta cobrada pelo banco que financia;
- Muitas instituições de crédito exigem um valor de entrada para aprovar a compra;
- Análise crítica das informações de crédito da pessoa;
- Risco de perder o bem, caso atrase parcelas;
- Solicitação de abertura de conta na instituição que concedeu o financiamento.
Vantagens e desvantagens do consórcio
A maior vantagem citada do consórcio é a não incidência de juros, como ocorre no financiamento. As outras vantagens são:
- Não é necessário entrada;
- Parcelamento total do valor do veículo;
- Parcelas de valor mais baixo, devido não ter cobrança de juros;
- Pode desistir a qualquer momento;
- Possibilidade de barganhar, já que a carta de crédito no final é entregue em valor total;
- Análise de crédito menos rigorosa.
Assim como no financiamento, o consórcio também possui suas desvantagens, que são:
- Reajuste de parcelas ao longo do contrato, devido valor de crédito precisar ser atualizado;
- É preciso esperar ser contemplado, para retirar o veículo;
- Em alguns casos, há incidência de multa quando desiste;
- Muitas vezes ocorre demora no sorteio da carta de crédito;
- Os lances podem ser cobertos por outros consorciados.
Financiamento ou consórcio qual o melhor?
Agora você já sabe quais são as vantagens e desvantagens do financiamento ou consórcio. Mas então, qual das duas opções é a melhor para quem deseja adquirir um veículo hoje em dia?
Tanto o financiamento, assim como o consórcio são modalidades que possibilitam a aquisição de bens sem a necessidade do valor integral em mãos. A principal diferença entre eles está na incidência de juros, bem como o momento de retirada do veículo.
Se levarmos em consideração o fator juros, o consorcio é melhor que financiamento. Mas, se houver certa urgência para obter o veículo, então o financiamento acaba se apresentando como a melhor opção.
Desse modo, para decidir entre uma das duas opções é melhor que você avalie bem todos os pontos pesando as desvantagens de cada um deles. Até mesmo para evitar arrependimentos posteriores.
Entretanto, caso escolha o consórcio é fundamental que você procure por uma administradora confiável e comprometida com o cliente. Assim você vai ter mais confiança e tranquilidade na hora de fechar o negócio.
Portanto, agora que já entender melhor as diferenças entre o financiamento ou consórcio, escolha um deles e dê o pontapé inicial para aquisição do seu veículo novo.