Entenda agora nesse artigo qual a verdadeira função do filtro de óleo e quando é o momento certo de troca-lo!
A troca do filtro de óleo é uma regra básica de manutenção preventiva. Isso porque, qualquer problema que dá no motor, o conserto quase sempre requer investimentos altos. Sem falar que a lubrificação do motor é uma das partes mais importantes para o bom funcionamento do veículo.
Anúncios
Não fazer a troca do filtro de óleo no momento em que realiza a troca de óleo, é uma “economia” que não compensa. Afinal, quando você deixa o filtro, as impurezas seguem ali, podendo causar danos maiores ao seu automóvel.
Apesar disso, muitos negligenciam a troca, seja por não saber de sua importante função para o veículo. Ou mesmo por desconhecer o período adequado para efetuar a troca.
Sabendo disso, preparamos esse artigo com tudo o que precisa saber sobre filtro de óleo. Fique conosco e entenda mais sobre o assunto!
O filtro de óleo do motor protege o veículo?
O motor de um carro pode ser considerado a parte mais suja do veículo. Já que sua posição não favorece, pelo contrário. O próprio movimento das engrenagens aumenta as impurezas. A principal fonte de sujeira, vem do próprio ar.
Essa sujeira, acaba entrando pelo cano e passando pelo motor. Por isso ele tem um papel tão importante, porque ele que faz parte dessa filtragem.
O filtro de óleo é uma espécie de cartucho que tem componentes que retém as impurezas. Quando não há a troca regular do filtro, isso provoca uma sobrecarga de sujeira, fazendo com que o óleo passe e não seja purificado.
Esse óleo impuro vai seguir fazendo suas funções, mas irá prejudicar o rendimento do motor.
Qual é a importância do filtro?
A principal função do filtro de óleo é deixar o óleo sempre limpo para ser usado na lubrificação do veículo. Quando o filtro faz sua função corretamente aumenta a vida útil do motor e das suas peças.
Então, as principais funções do filtro de óleo são:
- Promover a proteção do motor do veículo;
- Permitir que o veículo rode com mais segurança;
- Aumentar a vida útil das peças;
- Promover um desempenho adequado do motor;
- Possibilitar uma economia de combustível.
Como fazer a troca filtro de óleo?
A troca deve acontecer na mesma frequência em que você realiza a troca de óleo. Ou seja, sempre que trocar o óleo, faz a troca do filtro. Até porque uma parte de óleo vai ficar retida no filtro e quando adicionar o óleo novo, vai se misturar com o velho.
Além disso, existe a possibilidade do filtro antigo estar com a válvula By Pass aberta. Quando isso acontece, ocorre a passagem do óleo direto para o motor, sem realizar a filtragem. Essa mesma consequência também ocorre quando o filtro está muito sujo.
A recomendação é que você realize a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros rodados. Ou então a cada 1 ano se você usa pouco o carro.
Não esqueça de sempre utilizar o recomendado pelo fabricante. Assim evita problemas no futuro.
Por que o filtro de óleo precisa ser observado?
Devido sua função de proteção do motor é necessário que sempre seja feita a correta troca e na periodicidade recomendada. Sempre observando no manual as instruções, pois essa é uma tarefa de manutenção preventiva muito importante.
Não esqueça, que se você mora e utiliza seu carro somente em perímetro urbano, a periodicidade deve ser ainda mais respeitada. Pois a sobrecarga de sujeira é ainda maior, quando se realiza pequenas rodadas dentro da cidade.
É como se o óleo, nesses casos, ficasse sempre sendo forçado a trabalhar fora da sua temperatura.
Agora que você entendeu a importância do filtro de óleo, não deixe de fazer as trocas na frequência correta. Assim será possível manter o motor do seu veículo sempre com um bom desempenho.