Confira nesse artigo tudo o que precisa saber sobre DUT moto e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!
Um dos documentos mais importantes dos motociclistas é o DUT da moto. Afinal, sem ele, possivelmente o condutor terá problemas na hora de transferir o veículo que comprou para o seu nome.
Anúncios
Por isso, se está pensando em comprar uma motocicleta usada, saber o que é o DUT moto, para que serve, valor e todas as informações acerca desse documento é essencial.
Entenda melhor o que é o DUT de moto e saiba tudo o que precisa sobre o assunto!
O que é DUT moto?
DUT é a sigla para Documento Único de Transferência. Basicamente consiste em um documento que funciona como um recibo oficial e obrigatório que deve ser entregue na transferência de um veículo para um outro proprietário.
Trata-se de um documento completo e que deve ser guardado com com cuidado. Afinal, assim como qualquer outro, ele corresponde a um documento do veículo. Porém não precisa ser transportado junto com o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
Para que serve o DUT de moto?
O DUT tem um papel importante para o Detran, pois é nele que estão presentes todos os dados do novo proprietário do veículo. Além disso, no DUT também há os registros de dados do antigo proprietário do veículo para que a transferência possa ser feita com êxito.
A partir do DUT, o Detran coleta as informações do novo dono e emite um novo documento do veículo. Depois que essa emissão é feita, todas as responsabilidades fiscais que envolvem o veículo passam para o novo proprietário, incluindo infrações.
Além dos dados do novo dono as informações do veículo como marca, ano de fabricação, placa, tipo de combustível, Renavam, cidade de registro e demais dados também constam no documento.
Valor do DUT moto
O DUT tem um valor que varia no Detran de acordo com cada cidade e também com o serviço associado à transferência do veículo.
Por exemplo, em São Paulo os serviços de transferência de propriedade custam R$ 246,17 e os serviços de transferência de propriedade adicionados ao valor do licenciamento passam a custar R$ 391,03.
Portanto, o mais indicado quando se vai emitir o DUT do veículo é buscar informações no Detran da sua cidade.
CRV e DUT: qual a diferença?
Muitos condutores ficam na dúvida em relação ao CRV e DUT, se ambos correspondem ao mesmo documento
E a verdade é que DUT e o CRV são o mesmo documento, porém o Certificado de Registro do Veículo passou a se chamar assim só a partir de 1985. Antes disso era conhecido como DUT.
Então, você pode encontrar essas duas denominações e ambas significam o mesmo documento.
DUT onde encontrar segunda via?
Você pode obter a segunda via do DUT num departamento de trânsito da sua cidade em caso de perda de documento. Para isso faça o seguinte:
- Registre um BO – Boletim de Ocorrência sobre a perda do documento, ele é necessário para dar entrada no pedido pelo Detran.
- Tenha em mãos os documentos: RG, CPF ou CNPJ em caso de o veículo estar registrado em PJ, comprovante de endereço originais e em cópia simples.
- Vá até o site do Detran e imprima a requisição para segunda via do DUT moto ou solicite o formulário no Detran da sua cidade.
- Leve os documentos e o formulário preenchidos até o Detran e faça a conferência dos dados do veículo para que possa ser feita a emissão do novo DUT.
- Pronto, é só aguardar a chegada do documento e retirar ou receber em casa.
DUT moto digital existe?
O DUT possui uma versão eletrônica chama de Autorização para Transferência de Propriedade ou ATPV-e. E está disponível na Carteira Digital de Trânsito.
Se você tem o DUT impresso, não precisa se preocupar pois constará no app da CNH Digital automaticamente.
O DUT é um documento importante e deve ser armazenado e guardado com cuidado. Por isso, na hora de adquirir um veículo usado, não esqueça de solicitar o DUT moto e mantê-lo guardado em segurança!