DSV digital: Ferramenta online para transferência pontos de multas

Conheça agora tudo o que precisa sobre a DSV Digital a nova ferramenta online para transferência de multas e pontos na carteira!

Você já ouviu falar no DSV digital? Lançado em 2017, esta ferramenta digital permite ao motorista obter recurso de multa de forma fácil e prática.

Anúncios

Além disso, por meio dele também é possível transferir pontos e muito mais. Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto?

Então acompanhe a leitura e conheça mais sobre o DSV digital Recurso de Multa. E saiba como utilizar essa ferramenta para transferência de multas e pontos da sua CNH.

DSV digital: o que é?

Departamento de Operação do Sistema Viário, ou DSV, é a sigla do órgão responsável por emitir os autos de infração às pessoas com multas de trânsito. Ou seja, é ele quem registra o testemunho da infração, atestando em forma de documento o fato.

Esse auto de infração gera uma notificação da autuação por dois documentos que podem conter dados incorretos. Nesse sentido, o DSV digital é uma ferramenta criada para executar estes e outros serviços relacionados, mas de forma digital.

Ou seja, com o DSV digital Multas é possível indicar um condutor, fazer defesa de autuação, emitir a segunda via da notificação de autuação ou do auto de infração, entre outras. Tudo de forma online.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Quais informações precisam constar na autuação de trânsito?

Para que esteja correta, a autuação precisa ter:

  • A especificação do tipo de infração cometida.
  • O local com data e hora do momento de infração.
  • Os elementos de identificação de veículo como placa, marca, modelo e demais dados julgados necessários.
  • O prontuário e a assinatura do infrator.
  • Identificação de quem notificou a infração, isto é, do órgão, agente, autoridade ou aparelho tecnológico utilizado.

Que tipo de multas posso recorrer no DSV digital?

Qualquer infração que contenha erros pode ser recorrida entrando com um recurso pela ferramenta. E utilizando a Defesa Prévia, a primeira fase para recorrer à multa.

Toda multa é passível de anulação. Mas, não há certezas que será de sucesso essa anulação e há um prazo para ser registrada de no máximo 20 dias. Isso a contar da data em que foi feita a emissão da notificação de autuação de infração de trânsito.

Que situações são comuns de serem recorridas?

As situações mais comuns em infrações que são utilizados o recurso de Defesa Prévia são os seguintes:

  • Em situação de erros de identificação de veículo como placa, marca, espécie, modelo, características, assim como outros detalhes que tenham sido escritos e autuados de forma errada.
  • Erros em identificação do local da infração, como utilização de um local inexistente, um cruzamento inexistente ou mesmo número de via que não exista.
  • Ao enquadramento da infração, ou seja, ao que se refere a autuação ou multa de acordo com as normas do CTB, em situações que a descrição da infração não condiz com a norma.

Como faço para preencher a Defesa Prévia no DSV digital?

Entenda o passo a passo para preencher a Defesa Prévia pela ferramenta, mas saiba que existem duas versões de defesa, uma que é gratuita e outra que é paga.

Na Defesa Prévia paga são os profissionais do DSV digital que analisam seu argumento e elaboram uma defesa com base nas leis, enquanto a opção gratuita é por sua conta sua defesa.

Vamos ao passo a passo de como entrar no DSV digital e fazer a defesa:

  1. Tenha em mãos a documentação necessária como dados pessoais, de contato e endereço, características do veículo, detalhes do auto de infração, argumento de defesa, cópia digitalizada dos documentos pessoais, do CRLV/CRV e do auto de infração, bem como outros.
  2. Preencha o formulário para recorrer multa disponível na ferramenta.
  3.  Realize o cadastro no site do DSV digital pela prefeitura com CPF e Renavam do veículo.
  4. Acesse as infrações e selecione a multa escolhida para recorrer.
  5. Anexe os documentos na opção “Defesa Prévia”.
  6. Finalize o processo e agora é só aguardar atualização da sua solicitação com a expansão dos detalhes.

Viu como é fácil? Então aproveite as facilidades que o DSV digital tem a oferecer e faça já o seu cadastro!

Lut Leilões

Lut Leilões: Conheça e descubra como participar

Nova CNH 2022

Nova CNH 2022 – Descubra o que muda