Quais documentos necessários para transferência de veículos?

Confira a seguir quais documentos transferência veículo são necessários e o passo a passo para realizar essa transferência com segurança!

Sempre que você compra um carro, seja ele novo ou usado, é um momento de grande felicidade. Todavia, sabemos que a negociação é burocrática e deve ser feita corretamente. É necessário ter cuidado com documentos transferência veículo.

Anúncios

São os documentos para transferência de veículos que formalizam a mudança de dono. E, com isso, proporcionam uma maior segurança jurídica no processo. Além disso, com a transferência o antigo dono fica isento de quaisquer multas ou dívidas, a partir daquele momento.

Então, quem não faz corretamente, pode ter dificuldades. Você sabe todos os documentos transferência veículo? Fique com a gente e entenda o que é necessário.

Documentos transferência veículo

A transferência do veículo é feita mediante documentos pessoais e documentos do veículo.  Veja abaixo quais são estes documentos:

Documentos pessoais

A transferência dos documentos pessoais, são referente às partes do processo de venda. São necessários:

  • Documentos de identificação – quando é pessoa física, vai ser preciso apresentar cópias do RG e CPF, ou então a carteira de habilitação. Quando é pessoa jurídica, o documento de identificação é o cartão de CNPJ, cópia do contrato social, bem como certidão negativa de débitos do INSS;
  • Comprovante de endereço – pode ser conta de luz, água, gás, telefone, assim como internet. Esse endereço vai ser usado para novo envio de documentos relativos ao veículo. Vale destacar que as contas não devem ter data superior a 6 meses, bem como é necessário deixar uma cópia.

Documentos transferência veículo

Os documentos do veículo necessários no processo de transferência são os seguintes:

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

  • Certificado de Registro de Veículo, mais conhecido como CRV – é o mais importante na hora da transferência, pois é assinado pelo antigo dono, dando o poder de ser transferido para o novo dono. É um dos documentos necessários para transferência de veículo no cartório, que concretizam a negociação. É um recibo de compra e venda, documento fornecido no primeiro registro do veículo, assim como sempre que há troca de proprietário. Em caso de perda do documento tem uma taxa para nova emissão;
  • Laudo de vistoria – é um documento obtido a partir de uma conferência pelo Detran. Esse documento atesta que o veículo possui origem lícita, bem como tem condições de trafegar com segurança pelas vias. A versão original acompanha os documentos de processo de transferência;
  • Comprovante de quitação de taxas – o processo de transferência possui algumas taxas envolvidas. Além do pagamento é necessário que os comprovantes dessas taxas sejam anexados juntamente com o processo. O valor da taxa de transferência recolhida pelo Detran varia conforme o estado, mas fica em torno de R$ 220,00.

Lembrando que todas as dívidas referentes ao veículo devem ser quitadas antes da transferência. Do contrário o processo não haverá a possibilidade de finalizar o processo.

Passos para a transferência

Antes mesmo de juntar os documentos transferência veículo, é necessário realizar alguns passos, que são:

  1. Verifique qualquer dívida em aberto e fazer a quitação;
  2. Realize a vistoria do veículo e obter o laudo;
  3. Baixe no gravame, documento que impede a transferência do veículo, quando há restrições financeiras. Geralmente em casos de financiamento;
  4. Procure dar baixa na instituição financeira, comumente isso acontece de forma automática, após a quitação do contrato de financiamento;
  5. Leve todos os documentos citados para finalizar a transferência.

E quanto a transferência de veículo financiado?

A transferência de um veículo financiado é um processo mais difícil e burocrático. Isso porque a liberação do gravame depende da quitação do contrato.

Mas é possível realizar essa troca de titularidade da dívida. Porém o que ocorre nesse modelo é a quitação do contrato anterior e abertura de um novo financiamento.

Dessa forma, o proprietário vai precisar fazer a comunicação de interesse de venda à financeira responsável e após isso ela vai fazer uma avaliação de crédito. Para o possível comprador, para que ele possa assumir as parcelas que restam.

Portanto, depois de entender quais os documentos transferência veículo e sua importância, reúna todos para que consiga fazer o processo de forma tranquila.

Bamaq consórcio

Bamaq Consórcio: Conheça todos os detalhes

Suzuki

Conheça os principais carros da Suzuki no Brasil