Disco de freio: Saiba quando trocar

Confira a seguir o que é disco de freio e os sinais que indicam quando é hora de trocar esse componente do seu veículo!

O disco de freio é um dos componentes mais importantes dos automóveis. Ele faz parte do sistema de frenagem, contribuindo diretamente para a segurança do veículo.

Anúncios

Qualquer falha que envolva esse componente pode acabar gerando problemas sérios. Por isso, garantir seu bom funcionamento ou então identificar a tempo a necessidade de troca do disco de frio é fundamental. Mas como saber quando trocar essa peça do veículo?

Confira esse artigo e veja mais detalhes sobre o que é disco de freio, bem como os sinais que indicam quando é hora de substituir essa peça do seu veículo. Confira!

O que é o disco de freio?

Os discos de freio são itens do sistema de frenagem que são importantes para contribuir com a eficiência do sistema e com a segurança do motorista, passageiros e demais veículos e ocupantes que transitam nas vias.

O disco é feito de material sólido e é acoplado ao cubo da roda do veículo em sistemas de freio a disco. Basicamente, esse componente age em conjunto com as pastilhas de freio. Seu objetivo com isso é diminuir a rotação da roda do carro até, por fim, freá-lo.

Os discos são feitos para suportarem uma infinidade de frenagens. Mas pode ser que apresentem defeitos por conta do desgaste de uso e pelo tempo. Por isso é muito importante saber quando trocá-los.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

5 sinais para saber quando trocar disco de freio

Para não comprometer a sua segurança e se expor a riscos manter o disco de freio em dia é essencial. Mas como identificar se está tudo certo ou se há algo de errado com ele? Preste atenção a esses 5 sinais:

1. Vibração ao acionar o disco de freio

É normal que com o tempo o disco de freio se desgaste e deforme, principalmente ao usar constantemente a peça. Esse desgaste gera ondulações na superfície e essas ondulações causam vibrações ao acionar o freio.

As vibrações dificultam o controle total do carro e podem comprometer a segurança. Então ao se deparar com a situação o melhor é averiguar.

Além disso, quando essas vibrações estiverem acompanhadas de ruídos metálicos é preciso dar uma olhada nas pastilhas, pois podem estar danificadas.

2. Avaliação a cada 40 mil km rodados

O interessante é mandar o veículo para uma avaliação a cada 40 km rodados. Principalmente verificando o sistema de frenagem. E averiguando se há necessidade de trocas peças e componentes.

Afinal, esse é um período médio para desgaste dos discos, em que eles normalmente se encontram no limite de uso recomendado pelo fabricante.

3. Escutar barulhos ao frear

É comum que ao escutar barulhos durante a frenagem algo no sistema de freios não vá bem. O que pode ser o disco de freio ou as pastilhas.

É possível que seja hora de trocar os discos, mas pode ser que esses barulhos sejam resultado de sujeitar acumuladas entre os discos e pastilhas, necessitando apenas de uma boa limpeza para funcionar perfeitamente.

4. Alteração no pedal de freio

Com o desgaste ou acúmulo de sujeira e resíduos o motorista pode sentir uma dificuldade na frenagem desde o pisar no pedal.

Pode ser que o pedal fique mais duro ou exija mais força. Então esse é um sinal claro de alerta para averiguar como anda o sistema de frenagem. Caso isso aconteça, pode ser que o disco de freio esteja desgastado e prejudique outros componentes. Então, é hora de fazer a troca.

5. Luz dos freio no painel

Se a luz de freio estiver acesa no painel é hora de dar uma atenção redobrada ao que acontece no sistema de frenagem. Afinal, pode ser que o disco de freio esteja causando problemas e seja preciso ser substituído.

Mas, assim como pode ser o disco de freio, pode ser que seja qualquer outro componente. Portanto, levar a oficina mecânica é a melhor opção para descobrir o que há de errado.

Manter o disco de freio em dia é importante para não correr riscos nas estradas. Então fique atento aos sinais e providencie a troca desse componente sempre que necessário!

Harley Davidson

Harley Davidson: Conheça os principais modelos da marca

Localiza Movida

Localiza ou Movida? Qual a melhor locadora?