Direção assistida: O que é e como funciona?

Veja agora todos os detalhes sobre o que é e como funciona a direção assistida!

A direção assistida surgiu para deixar mais leve a experiência do motorista ao volante. Mas você sabe o que é realmente essa realidade comum nos veículos de hoje em dia? Conhece os tipos de direção assistida?

Anúncios

Para esclarecer estas e outras dúvidas preparamos esse artigo completo. Acompanhe a leitura e entenda o que direção assistida e saiba como ela funciona.

O que é?

A direção assistida não é uma novidade como muitos imaginam. Na verdade ela surgiu entre os anos de 1950 e 1980, onde poucos veículos possuíam esse sistema. Atualmente, no Brasil, ainda há muitos veículos que não contam com esse tipo de direção, como Fiat Mobi Easy. Ou então o Renault Kwid Life, por exemplo.

Mas, embora não seja tão popular entre os motoristas, a assistida é uma solução que ameniza e muito os esforços no volante. Sobretudo facilitando o manejo ao deixar a condução do carro mais leve.

Esse esforço reduzido dá ao motorista o maior controle sobre o veículo para que haja retorno mais alto entre as rodas e o peso do carro, trazendo inclusive uma maior segurança e economia.

Direção NÃO assistida, o que é?

A direção NÃO assistida é o oposto da direção assistida. Ou seja, é um tipo de direção mecânica ou manual que demanda de uma força física maior pelo motorista que maneja o volante para que o carro possa ser movimentado.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Isso acontece porque nesse tipo de direção não há recursos extras que minimizem o seu esforço ao realizar manobras. Desse modo, a condução fica mais pesada e difícil, cansando quem está atrás do volante.

Tipos de direção assistida

Existem alguns tipos diferentes de mecanismos de direção que deixam mais fácil e confortável o manejo ao volante. A direção hidráulica e elétrica, por exemplo, são algumas delas. Confira abaixo, quais são os principais tipos de direção assistida existentes hoje em dia:

Hidráulica

É a mais comum no mercado automotivo. A direção hidráulica opera com uma bomba de água que é ativada com o motor do veículo fazendo com que o óleo presente no sistema seja levado para o restando do carro sem necessidade de grandes esforços para manejo do volante.

Eletro-hidráulica

Bastante similar ao tipo acima, esse tipo de direção traz mais leveza para manejo do volante não comprometendo a potência do motor. Contudo, esse modelo é pelo menos 3 vezes mais caro que o modelo simples de direção hidráulica.

Elétrica

É a tecnologia mais moderna existente quando se trata em sistemas de direção assistida. O motor não perde potência quando a direção é elétrica. A vantagem é que possui um custo mais baixo e tem um sistema mais leve e simplificado funcionando através da emissão de alerta do volante para o módulo eletrônico ativando o motor elétrico.

Tem diferença entre direção assistida e direção hidráulica?

A verdade é que a direção hidráulica é um tipo de direção assistida, como pode ser conferido acima, mas sua principal diferença dela para os outros sistemas é o uso mais intenso dos componentes mecânicos.

A direção hidráulica usa volante, engrenagens e várias outras peças do carro para que haja um manejo mais controlado da direção, os outros tipos como a elétrica utilizam menos desses componentes.

E qual é melhor?

Isso vai depender muito, quando se trata de vantagens e desvantagens a opinião é bastante individual, no entanto a direção hidráulica pode ser melhor quando o ponto de vista é financeiro e econômico, já que seu custo é menor e está disponível em vários modelos de entrada, por exemplo.

Mas, por outro lado a direção hidráulica perde potência do motor. As elétricas possuem um custo mais elevado e não tiram a força do motor ao serem operadas, mas a escolha é de cada um!

Agora que você já sabe o que é direção assistida e seus tipos, avalie as opções e escolha um veículo com a direção mais adequada para facilitar a sua rotina ao volante!

Foco Aluguel de Carros

Foco Aluguel de Carros: Conheça

UseCar

UseCar – Conheça essa opção de assinatura de veículos