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Dicas para Passar no Exame de Direção do DETRAN MG

Você passou nos exames psicológicos e na legislação, agora é a hora de mostrar que você sabe colocar em prática aquilo que aprendeu na teoria

Em Belo Horizonte, apenas 35% dos candidatos passam na prova de direção do DETRAN MG. Em 2012, dos 31.800 candidatos a novos motoristas, 20.700 voltaram para casa sem a tão desejada carteira de habilitação.

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Para que você não faça parte desta ruim estatística, confira algumas dicas para que você seja aprovado no exame de direção do DETRAN MG.

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Antes da Prova de Direção

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Conheça o Percurso

Dirigir nas rotas da sua prova é bom para você adquirir confiança. Seu instrutor saberá onde será seu exame tão logo ele seja marcado. Peça a ele para levá-lo na véspera do exame.

Se Alimente e Durma Bem

Um dia antes do exame coma e durma bem. De nada irá adiantar ficar ansioso. Fazer a prova de direção descansado lhe ajudará a ficar concentrado no exame.

Afaste a Tensão

Não entre em rodas de conversas que o assunto gira em torno da pergunta “você está nervoso?”. Isso só fomenta o nervosismo e não te ajuda em nada. Antes da prova, se distraia sozinho. Leia um livro, folheie uma revista ou escute música.

Esqueça os Remédios Calmantes

Calma é uma questão psicológica, por isso, não se medique com remédios que prometem tirar a ansiedade e o nervosismo. Além de fazerem mal eles podem ter efeito contrário. Respire fundo e mostre o que você sabe fazer.

Dicas para Passar no Exame de Direção

Examinadores Não São Monstros

Não caia nas teorias conspiratórias de quem já passou pelo exame de direção sobre a bravura dos examinadores. Eles não são monstros e não estão lá para reprovar as pessoas. Reprovam quem merece ser reprovado e aprovam quem merece ser aprovado. Examinadores do DETRAN MG são pessoas comuns que estão tendo mais um dia de trabalho, lembre-se disso.

Na Hora da Prova de Direção

Lembre-se dos Detalhes

Entrar no carro, conferir se a porta está fechada, conferir os retrovisores e colocar o cinto de segurança são algumas situações que podem passar despercebidas se você estiver nervoso. Por isso é importante se manter calmo. Uma dica válida é repetir este ritual mentalmente várias vezes para que você não esqueça de nada. Ah! e não se esqueça de destravar o freio de mão!

Baliza sem Terror

Para o DETRAN MG a primeira etapa da prova de direção consiste em fazer a baliza e, só depois de aprovado nela é que o candidato passa para o exame de rua. Por isso, é fundamental manter-se calmo na hora de fazer a baliza. Se estiver longe da faixa amarela basta engatar a 1ª marcha, ir um pouco para frente e depois voltar de ré. Depois, acerte a roda. Lembre-se que você tem cinco minutos ou três chances para fazer a baliza.

Setas e Pontos da Baliza

Nunca esqueça de dar seta para sair com o carro do ponto para iniciar a baliza. Não dar seta faz você perder pontos na baliza. Outra dica é marcar no carro e nos retrovisores os pontos do passeio. Seu professor certamente fez estas marcações com você nas aulas. É só lembrar deles.

Não Passe dos 40km/h

Da baliza para a rua. Depois de ser aprovado na baliza é hora de mostrar que você sabe dirigir. Lembre-se que o DETRAN MG permite que você ande a apenas 40 km/h, no máximo. Então, não adianta acelerar o carro mais do que isso. O faça apenas se o examinar mandar que você desenvolva o carro.

Pare!

Durante o percurso respeite as paradas obrigatórias e, ao ver um semáforo, vá diminuindo a velocidade. Parar embaixo de um sinal amarelo você estará automaticamente reprovado. Se ultrapassar se ele estiver vermelho, também. Também não adianta correr para passar no sinal verde.

Parada sem Uso do Freio

Você sabe o que significa este termo? Ele é a pegadinha dos exames de direção do DETRAN MG. Nada mais é do que fazer controle de embreagem. Provavelmente o examinador pedirá que você faça em uma ladeira de ré. É só colocar a marcha ré e encontrar o ponto de equilíbrio da embreagem. É importante não deixar o carro morrer.

Sem Conversa-Fiada

É importante ter em mente que os examinadores não são seus amigos, por isso, não desconcentre tentando puxar assunto em uma tentativa de mostrar que você merece a carteira.

Tire o Pé da Embreagem

Dirigir com o pé na embreagem faz com que você perca pontos no exame. Por isso, tire o pé da embreagem e só a acione quando for parar totalmente o carro ou quando for trocar de marcha.

Não Invente

Na hora do exame não tente fazer o que você não sabe para tentar mostrar que sabe. Opte pelo simples e faça exatamente o que lhe for solicitado. O mais importante é lembrar que você sabe o que deve ser feito.

Saiba o que Te Faz Perder Pontos no Exame de Direção

I – FALTAS ELIMINATÓRIAS (REPROVAÇÃO):

A) Desobedecer a sinalização semafórica e de paradas obrigatórias; B) Avançar sobre o meio fio; C) Não colocar o veiculo na área balizada, em no máximo três tentativas no tempo estabelecido; D) Avançar do sobre o balizamento demarcado quando da colocação do veiculo na vaga; E) Usar a contramão de direção; F) Não complementar a realização de todas as etapas do exame; G) Avançar a via preferencial; H) provocar acidente durante a realização do exame; I) Exceder a velocidade indicada na via; J) Cometer qualquer outra infração de natureza gravíssima.

II – FALTAS GRAVES (03 (TRÊS) PONTOS NEGATIVOS):

A) Desobedecer a sinalização da via, ou do agente da autoridade de trânsito; B) Não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção; C) Não observar a preferência do pedestre quando ele estiver atravessando a via transversal na qual o veículo vai entrar, e quando o pedestre não tenha concluído a travessia, inclusive na mudança de sinal; D) Manter aporta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dele; E) Não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; F) Não usar devidamente o cinto de segurança; G) Perder o controle da direção do veículo em movimento; H) Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

III – FALTAS MÉDIAS (02 (DOIS) PONTOS NEGATIVOS):

A) Executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre; B) Trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local da circulação, do veiculo e do clima; C) Interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o inicio da prova; D) Fazer conversão incorretamente; E) Usar buzina sem necessidade ou em local proibido; F) Desengrenar o veículo nos declives; G) Colocar o Veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias; H) Usar o pedal de embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens; I) Entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veiculo em ponto neutro; J) Engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso; K) Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.

IV – FALTAS LEVES (01 (UM) PONTO NEGATIVO):

A) Provocar movimentos irregulares no veiculo, sem motivo justificado; B) Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; C) Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; D) Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; E) Utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo; F) Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada; G) Tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro; H) Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.

Agora que você já sabe o que fazer, respire fundo e mantenha a calma. A carteira de habilitação é a consequência da sua dedicação. Boa sorte.