Cuidados ao comprar online: Como saber se o veículo está em busca e apreensão?

Veja a seguir como saber se seu carro tem registro de busca e apreensão de veículo antes de compra-lo online.

Comprar um veículo online é uma opção menos burocrática e que oferece algumas vantagens. Mas, é necessário tomar alguns cuidados, sobretudo para saber se o alvo da compra não tem registro de busca e apreensão de veículo.

Anúncios

Afinal, comprar carros nesta situação significa adquirir um veículo com dívida em aberto. E isto por si só pode acabar gerando prejuízos futuros. Mas como saber se o veículo que está comprando possui esse tipo de registro?

Acompanhe esse artigo e fique por dentro de tudo sobre o assunto. Desde o que significa esse registro. Até como consultar se o veículo possui registro de busca e apreensão antes de finalmente compra-lo. Confira!

O que é busca e apreensão de veículo?

A busca e apreensão de veículo nada mais é que uma medida de recuperação do veículo por uma instituição financeira. Seja ela um banco, financiadora, provedora de crédito, ou então qualquer outra do gênero. Essa prática pode ser feita quando há um contrato de alienação fiduciária ou de arrendamento mercantil.

Ou seja, é preciso constar em cláusula contratual afirmando que em caso de inadimplência (atrasos de pagamento ou não pagamento) o veículo financiado será apreendido e devolvido à instituição para cobrir os prejuízos.

Desse modo é preciso que a instituição financeira entre com ação na justiça e que o juiz decida pelo deferimento. Mas vale destacar que existem diferentes casos onde o veículo pode obter esse registro. Entenda os dois casos mais comuns abaixo:

  • Busca e apreensão de veículo alienado – É quando se oferece um veículo como garantia para obter um empréstimo, ou seja, o veículo fica alienado como garantia de quitação de parcelas podendo ser retirado quando houver inadimplência.
  • Busca e apreensão de veículo com parcelas em atraso – É quando o veículo financiado tem o pagamento das parcelas em atraso que podem ser de 30 a 90 dias dependendo do contrato.

Como ocorre o mandado?

Um mandado para busca e apreensão de veículo ocorre mediante uma petição inicial elaborado por um oficial de justiça.

Após receber a petição o devedor tem até cinco dias para quitar a dívida. Não havendo quitação dentro das exigências da petição inicial, o veículo é alienado e retirado de circulação.

Nesse processo, quem recebeu a petição pode apresentar sua defesa dentro do período de 15 dias.

Busca e apreensão de veículo consulta

Para consultar se o veículo possui esse tipo de registro e evitar golpes ou problemas futuros na hora de realizar uma compra é preciso ter acesso ao histórico do automóvel com RENAVAM e número da placa em mãos.

No site do Detran do estado que está registrado o veículo coloque os dois dados (RENAVAM e placa) e faça a consulta do histórico, lá irá constar se há restrições do tipo roubo ou alienação e também garantir se há ou não multas ou pagamento de documentos em aberto.

O passo a passo é simples:

  1. Entre no site do detran do estado correspondente ao registro do veículo.
  2. Vá em “Veículos”.
  3. Posteriormente procure por “Débitos, restrições e vistorias”.
  4. E finalmente por “veículo de terceiros”.
  5. Selecione a opção “débitos, restrições e vistorias” nessa nova página.
  6. Insira os dados e verifique o histórico do veículo.

Comprar em situação de busca e apreensão de veículo não é algo raro, por isso é preciso manter a atenção e os cuidados na hora de adquirir um novo automóvel. É preciso consultar o histórico e rever as origens do veículo antes de finalmente fechar contrato por aí, evitando futuros problemas, bem como surpresas inesperadas.

Agora que você já sabe o que é busca e apreensão de veículo e como consultar se há ou não irregularidades, não deixe de sempre consultar antes de realizar a compra.

sompo seguros

Sompo Seguros. É confiável proteger seu veículo com essa empresa?

Cargnelutti Leilões

Cargnelutti Leilões é confiável? Descubra mais essa opção para participar de leilões