O que é o certificado de segurança veicular (CSV) do veículo?

Veja a seguir todos os detalhes sobre o que é o CSV do veículo e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CSV do veículo ou então Laudo Inmetro é uma das exigências do Detran para protocolar o veículo emitido após aprovação da inspeção de segurança. O problema é que muitos condutores não fazem ideia sobre o que é ou para que serve o CSV no documento do veículo.

Se você é um deles, não se preocupe. Nesse artigo reunimos todas as informações sobre esse certificado. Veja agora o que é CSV no documento do veículo, sua importância e para que ele serve.

O que é CSV do veículo?

CSV ou então Certificado de Segurança Veicular trata-se de uma declaração que o Detran exige do proprietário do veículo quando este realiza modificações no mesmo.

De acordo com a resolução 292 de 2008 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) essas modificações são permitidas mediante aprovação.

O CSV do veículo é emitido pelo Inmetro e deve sempre estar com o motorista se houver alguma modificação da configuração de fábrica do veículo.

Em outras palavras, essas alterações tecnicamente exigem uma nova emissão do CRV, o Certificado de Registro do Veículo. E indica que os procedimentos feitos permitem a do carro com segurança.

Por que é importante?

Ter o CSV do veículo prova que está tudo em dia com seu veículo. Ou seja, que as modificações feitas no veículo estão de acordo com as determinações do Inmetro e do Detran.

O CSV do veículo também agrega valor em caso de venda posterior, já que mostra responsabilidade do proprietário com o carro.

Para quem deseja modficar a alimentação do carro de combustível por GNV, ter um CSV é fundamental. Até mesmo nos casos de recuperação de veículo após acidentes e quando o condutor é deficiente físico ter esse certificado é importante.

Como obter o CSV documento veículo?

Com porte dos seus documentos, CRV e CRLV do veículo vá até o Detran da sua cidade e ao órgão de inspeção de segurança veicular. Assim é possivel conferir se as mudanças estão de acordo com a lei.

Em seguida, vá até a vistoria credenciada do DENATRAN e realize a inspeção dos itens alterados ou reparados do veículo. Por fim, aguarde a aprovação da circulação segura do veículo e pronto!

O que é vistoria para tirar o CSV do veículo?

Como já dito é o documento que demonstra que o veículo está seguro para rodar diante das modificações feitas, diferente da vistoria.

A vistoria é o momento de avaliação das condições apresentadas do carro para que seja possível circular, é nela que se checa os equipamentos obrigatórios e a legitimidade da propriedade.

Além de realizar a conferencia das características originais do veículo e se estão ou não regularizadas, tais como iluminação, sistema elétrico, sinalização, roda e demais equipamentos obrigatórios.

Na vistoria o que não atender as especificações e estiver fora do legalizado deixa o veículo impedido de rodar livremente por aí, sendo necessário colocar em dia e obter a documentação para poder rodar sem ter maiores problemas.

O trabalho é feito pelo serviço do Detran, por uma pessoa jurídica habilitada pelo órgão em empresas credenciadas com orientações estabelecidas pelo Contran de acordo com a Resolução 466 de 2013 e as demais legislações em vigor.

Qual o custo?

O custo do CSV do veículo depende do tipo de alteração feita no veículo, no caso de veículos que foram rebaixados, por exemplo, o valor pode ser em torno de R$ 2 mil.

Os custos não são apenas do documento, é preciso levar em conta os gastos com oficina mecânica durante todo o processo de emissão do Certificado de Segurança Veicular.

Para os casos de instalação do Gás Natural Veicular (GNV) é possível ter que desembolsar até R$ 4 mil incluindo procedimentos mecânicos e emissão do CSV do veículo.

Agora que você já conhece o que é o CSV do veículo e sabe da sua importância, não deixe de manter esse documento em dia!

O que são consórcios

O que são consórcios, e quais as principais opções do mercado

cuidar da pintura

Como cuidar da pintura do veículo