Consulta de IPVA: Veja Como Efetuar a Consulta Online

Veja agora como fazer a consulta de IPVA pela internet e evite atrasos no pagamento desse tributo anual!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ano de 2022 mal começou e muitos proprietários de veículos já começam a pensar no pagamento do IPVA. Este é um tributo pago anualmente e você fazer a consulta de IPVA pela internet.

Se ainda tem dúvidas sobre como efetuar essa consulta, não se preocupe. Acompanhe esse artigo na integra e aprenda como consulta IPVA online. Até mesmo para saber qual o valor do seu tributo e não se perder quanto aos prazos de pagamento. Confira!

Como fazer a consulta de IPVA do meu veículo?

Para fazer a consulta IPVA 2022 do seu veículo é muito simples. Basta acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Procure pelos serviços do IPVA ou por débitos vinculados ao IPVA. E na “consulta de débitos” informe os números de placa e Renavam para fazer a consulta IPVA. Desse modo, você irá descobrir o real valor do imposto.

Lembre-se que o calendário de pagamento varia de estado para estado, assim como também o valor da alíquota.

Dados necessários para consulta IPVA 2022

Para fazer a consulta IPVA é necessário que tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Número da placa do veículo.
  • Número do RENAVAM.

Estes dados funcionam da mesma forma que nosso número de CPF e RG. Ou seja, eles são o registro do seu veículo, sendo que no RENVAM constam todos os cadastros do veículo realizados no Detran.

Além disso, muitos não saibam, mas existem uma diferença entre o Renavam e o Código Renavam. O Renavam é o registro do veículo, enquanto isso, o código Renavam é apenas o número que possibilita que se identifique os dados com facilidade.

Para encontrar o número do Renavam é preciso do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, ou seja, o CRLV. Neste certificado está presente o número para conseguir a consulta IPVA.

Llembrando que além dos dados do veículo será necessário para IPVA consulta o número do CPF do proprietário do veículo.

Que informações a consulta de IPVA me dará?

As informações obtidas ao consultar o IPVA envolvem principalmente os prazos de vencimentos das parcelas. Estes prazos, por sua vez, variam conforme a placa do veículo, sendo considerados os números finais da placa de 0 a 9.

Além disso, fazendo esta consulta você terá acesso a disponibilidade de opções de pagamento e parcelamentos. Isso sem contar que também ficará por dentro do valor do IPVA em questão.

Como é considerado o valor do IPVA?

O valor do IPVA é feito baseado em um cálculo simples que leva em consideração dois elementos:

  • Valor do veículo pela Tabela FIPE
  • Percentual da alíquota que varia de estado para estado.

Por exemplo, considerando um carro que tenha um valor de R$ 50 mil reais com um percentual de alíquota de estado de 5%. Então, para definir o valor do IPVA, basta, multiplicar um pelo outro e tem-se o valor final do imposto, assim:

50.000 (valor do veículo) x 5% (alíquota) = 2.500 (IPVA resultante)

No entanto, cada estado varia também na possibilidade de isenção e desconto sobre o imposto. Por isso, é importante conferir diretamente no site do Detran ou do estado o valor do seu IPVA.

Quem pode ter isenção do imposto?

Como dito, a política de isenção vai depender de estado para estado. Mas, no geral, entre os grupos que podem garantir o benefício de isenção, estão:

  • Alguns ônibus, micro-ônibus, táxis.
  • Automóveis usados para transporte escolar.
  • Veículos de PCDs
  • Automóveis e outros veículos com mais de 10, 15, 20 anos.
  • Veículos ferroviários.
  • Automóveis turísticos.
  • Veículos agrícolas.
  • Veículos de associações, ONGs, igrejas, etc.

 
Consulta IPVA atrasado e regularização de débitos

 Para saber como consulta IPVA atrasado basta seguir as mesmas recomendações de como consulta IPVA. Ou seja, acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado com o número da placa e o RENAVAM em mãos.

Mas quando se trata de realizar o cálculo do IPVA atrasado com acréscimo de juros é preciso adicionar ao valor o percentual de 0,33% ao dia, limitando-se a 20% + juros da Selic ao mês.

A multa por atraso pode variar de 20% até 40% do valor inicial do IPVA. E caso não seja paga, ela acaba se transformado em dívida ativa.

Agora você já sabe como fazer a consulta de IPVA online. Então, não deixe atrasar a data e o pagamento do tributo do seu veículo e evite multas e juros por atraso.

ipva 2022

IPVA 2022: Saiba Todas Informações Sobre o Imposto no seu Estado

Como Funciona a Substituição de Veículo Financiado Santander

Como Funciona a Substituição de Veículo Financiado Santander