Saiba tudo sobre a CNH Especial e como tirar-lá.
Pessoas portadoras de deficiência podem tirar a Carteira Nacional de Habilitação desde que atendam alguns requisitos.
Anúncios
É necessário que estejam aptas a passar nos exames médicos e de direção e desde que sua limitação não interfira na capacidade para dirigir, podendo o veículo ser adaptado para atender as suas necessidades.
Sendo assim, maiores de 18 anos alfabetizados podem requerer a CNH Especial.
Veja também:
- Vença o Medo de Dirigir
- Primeira Habilitação em Minas está Mais Cara
- Como Tirar Carteira de Habilitação no DETRAN MG
- Como Obter Habilitação Internacional
Para solicitar a CNH Especial apresente, no DETRAN MG, os seguintes documentos:
Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Comprovante original de endereço em seu nome ou de seus pais (conta de luz, água, banco, telefone fixo ou celular), duas fotos 3×4 colorida com fundo branco.
A diferença em relação à solicitação da carteira comum é que, para a CNH Especial, o portador da deficiência terá que passar por uma junta médica que irá examinar a extensão da deficiência do candidato.
Esta análise corresponde ao exame médico feito pelos candidatos da habilitação comum e também deve ser marcado em uma clínica credenciada do DETRAN MG.
Após ser aprovado no teste médico, o candidato portador de deficiência deverá fazer o curso teórico de 45 horas, em seguida, o exame de legislação. Passando na legislação o candidato terá que fazer, no mínimo, 20 aulas práticas.
No exame prático, o carro é vistoriado por um perito do DETRAN MG para que este veja se o carro está adaptado às necessidades do futuro motorista. Só depois desta inspeção é que o aluno pode ser avaliado.
O candidato que necessite de veículo com adaptações, poderá usar o seu próprio veículo para realizar o exame de direção.
Se a provado, na CNH Especial constará qual a adaptação necessária deverá ser feita no veículo para que o deficiente dirija com segurança.
Alteração e Renovação da CNH no DETRAN MG
Nos casos em que a pessoa adquiriu a deficiência já sendo portadora da carteira de habilitação comum é preciso fazer uma alteração para uma CNH Especial.
Para isso, será necessário passar por um exame médico e prático que irá avaliar se o motorista está apto a dirigir nesta nova condição. Se a aprovado, a nova carteira terá a informação sobre quais equipamentos serão necessários instalar no carro para garantir uma mobilidade segura.
Para a renovação da carteira de habilitação especial o procedimento é o mesmo da carteira comum. Ou seja, o condutor deverá preencher o formulário disponível no site do DETRAN MG (www.detran.mg.gov.br).
Após o preenchimento do formulário será gerado um Documento de Arrecadação Estadual (DAE), bem como será informado na Guia DAE o endereço da Clínica em que o condutor deve se dirigir para realizar um exame médico.
A CNH será enviada, em até cinco dias úteis, ao endereço que consta no sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN MG).
DETRAN MG é Pioneiro na Avaliação de Pessoas com Deficiência
O DETRAN MG é o único departamento de trânsito do país que avalia, de forma criteriosa, a capacidade das pessoas com deficiência de dirigir veículos automotores. Para isso, o DETRAN MG conta com um simulador que fornece os resultados de forma precisa e em tempo real.
O simulador é usado nos exames médicos dos candidatos a carteira de habilitação especial e é capaz de aferir a força de pernas, braços, mãos, avaliar a velocidade dos movimentos, agilidade para pisar nos pedais, além de medir os reflexos e capacidade de visão periférica dos portadores de deficiência.
O equipamento, doado pela Fiat Automóveis, traz resultados precisos e objetivos. Desta forma, o risco de erro é muito pequeno, conseguindo, inclusive, avaliar o grau e intensidade da deficiência do condutor.
O equipamento também pode revelar se o candidato não está apto para dirigir nem mesmo um carro adaptado.
A partir da avaliação no simulador, o médico irá indicar qual adaptação será obrigatória no veículo, como direção hidráulica, adaptadores de volantes e pedais, câmbio automático, dentre outras.
Os candidatos à carteira de habilitação especial que residem nas cidades do interior precisam vir a capital para realizar os testes, já que o equipamento está disponível apenas na sede do DETRAN em Belo Horizonte e ele é contado como uma etapa para a conquista da tão sonhada carteira de habilitação.
Benefício de Isenção de Impostos
Pessoas com deficiência tem direito a alguns benefícios na compra de veículos.
Para aqueles que comprovem a necessidade de possuírem um carro adaptado, por exemplo, o DETRAN MG emite um laudo pericial para que a pessoa com deficiência possa dar entrada na Receita Federal (para o desconto de IPI e IOF), na Receita Estadual (para desconto do ICMS e IPVA) e na Prefeitura (para o cartão de estacionamento).
E não só pessoas com deficiências que tem direito ao desconto ou isenção de impostos na compra de um veículo.
Portadores do vírus HIV, câncer, portadoras de nanismo (menos de 1,5 metro de altura) e problemas cardíacos ou renais que provoquem limitações nos movimento, também podem solicitar isenção do pagamento do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), além de terem direito a isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A regra também vale para quem tem filhos com necessidades especiais.