Curiosidades: Como surgiram os leilões?

Veja a seguir como surgiram os leilões e algumas outras curiosidades interessantes sobre este evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os leilões vêm se tornando um dos eventos mais comuns na hora de adquirir um veículo, imóvel ou qualquer outro bem. Mas, você sabe como surgiram os leilões? Ou então quem foi o primeiro leiloeiro? Onde aconteciam os primeiros leilões? De onde vem a palavra “leilão”?

São muitas questões envolvendo o assunto, mas são pouquíssimas as pessoas que realmente sabem sobre a origem desse tipo de evento no Brasil e no Mundo.

Ficou interessado e deseja saber mais curiosidades sobre leilões? Então continue sua leitura e descubra agora a origem e outros detalhes interessantes sobre este evento.

Qual a origem da palavra leilão?

Para saber como surgiu leilão é preciso compreender afundo a própria palavra que serviu para definir o evento, ou seja “leilão”. Ela se originou a partir da palavra árabe “al-ãlam” ou “al-alãm” que tem como significado estandarte, aviso, tabueta ou então aviso. E também da palavra árabe “al-ilãm” que significa anúncio, pregão.

Enquanto isso, o termo “hasta” que também significa “leilão” tem origem em roma e significa “lança” que hoje seguindo as tradições levanta-se a tabuleta. Por isso existe o termo atual “lance” nos leilões, revivendo a terminologia antiga na mecânica atual que continua a mesma.

Como surgiram os leilões?

As datas de como surgiu leilão são antigas, o modo de venda não é uma prática recende. Há historiadores que acreditam que a prática de leilões se estreou com os povos Assírios e Caldeus há 2 mil a.C quando usavam recurso para vender pescados.

Enquanto isso, entre os Babilônios, cerca de 500 a.C. era tradição e costume encontrar uma noiva por meio de leilões. Nestes eventos era preciso dar o maior arremate para ter uma esposa.

Na Roma Antiga, soldados leiloavam seus espólios de batalha. E ainda na Roma em 193 d.C. a concorrência pelo trono imperial também aconteceu por meio de leilão, onde Marco Juliano venceu.

Em Portugal, havia o leilão de fazendas pelo Rei D. João III e na França pelo ano de 1556 começou a surgir a profissão de leiloeiro que oficialmente se nominava “meirinho leiloeiro”.

Mas a primeira casa de leilões surgiu em Londres com o leilão da biblioteca de Sir John Stanley em 1744.

A segunda casa de leilões somente teve sua inauguração feita em 22 anos após a de Londres e nela houveram jóias da Imperatriz Eugênia da França postas em leilão.

No Brasil para quem não sabe como surgiu leilão, a profissão de leiloeiro foi regimentada na era de Getúlio Vargas em 1932, abrindo o leque para as casas de leilões e para as dinâmicas aplicadas até hoje.

Algumas curiosidades sobre como surgiu leilão:

  • Em 2000 a.C o comércio de pescaria era realizado por leilão e até hoje no Japão há essa tradição, em Tóquio Mercado Toyosu, em 2020 inclusive, foi leiloado um atum com peso de 276kg por 193,2 milhões de ienes.
  • Na Bélgica o pombo-correio Bolt se tornou um item de leilão e foi arrematado por 310 mil euros.
  • Conhece o letreiro de Hollywood? Pois bem, ele foi arrematado por Dan Bliss em 2005 por 450 mil dólares.
  • Na Austrália aconteceu um fato interessante na história dos leilões. Cerca de 4 bolas de golfe foram leiloadas no site do eBay e o valor arrematado por elas foi de 1.400 dólares australianos, mas você deve estar se perguntando “qual a valorização dessas bolas?”. Acontece que essas bolas foram tiradas de dentro de uma cobra píton em uma cirurgia de resgate, ou seja, a cobra as engoliu provavelmente pensando serem ovos.
  •  Leilões de arte são famosos, mas você sabe qual a obra mais cara já negociada em leilão? Pois bem, é a obra Salvator Mundi do pintor Leonardo da Vince, arrematada por US$ 450 milhões em 2017.

A história de como surgiu leilão é antiga, assim como a profissão, e muitas curiosidades permeiam suas entrelinhas, vale a pena dar um mergulho na história e conhecer mais sobre esse nicho.

Como limpar vidros do carro

Como limpar os vidros do carro. Dicas para cuidar bem dos eu veículo

sompo seguros

Sompo Seguros. É confiável proteger seu veículo com essa empresa?