Como saber se o veículo é de leilão?

Confira agora todos os detalhes de como saber se o veículo é de leilão e por que saber disso é importante!

Os leilões são eventos que vêm crescendo a cada dia mais no Brasil. Principalmente pela possibilidade de compra por valores mais acessíveis que os praticados no mercado. E também pela chance de gerar lucros a partir dos leilões. Mas como saber se o veículo é de leilão?

Anúncios

Há ainda grande “preconceito” sobre os veículos que vem de leilões. Por isso surgir esse questionamento na hora de comprar um carro é muito comum. Se você tem dúvidas e quer aprender como saber se o veículo é de leilão continue lendo.

E veja agora algumas formas práticas de descobrir se o veículo que deseja comprar vem ou não de um leilão.

Qual a importância de saber se o veículo é de leilão?

Saber como consultar se o veículo é de leilão e descobrir sua procedência é muito importante. E não somente para os carros de leilão, mas para qualquer veículo que você deseja adquirir.

Embora o mercado de leilões ainda gere certo preconceito é importante destacar que os veículos vendidos por esse meio são todos vendidos por negócios legalizados. Ou seja, existe uma legislação que regulamenta os leilões e as vendas ocorridas.

Porém, como todo negócio que é feito a partir do interesse de compra num bem usado é preciso realizar uma análise de histórico antes. Sobretudo para conhecer a procedência daquilo que se deseja comprar. E com os veículos não é diferente.

Tomando esse cuidado antes de fechar negócio, você se certifica de que a origem do carro é de procedência. E, com isso, pode evitar muitos problemas futuros. Mas, esta não é a única razão para buscar saber se o veículo é de leilão.

Motivos  para saber se o veículo é de leilão?

De modo geral, existem 3 motivos para aprender como saber se o veículo é de leilão, saiba quais são:

1.      Ausência de vistorias e possíveis problemas decorrentes disso

Veículos vindos de leilão não costumam passar por vistorias. Então eles podem apresentar problemas graves tornando a compra menos interessante.

2.      Problemas com documentação

Ao checar o histórico do carro pode ser que existam restrições que impeçam a transferência, por exemplo. Os veículos vindos de leilões podem apresentar problemas e empecilhos que causarão dor de cabeça se não analisados antes.

3.      Dificuldade de adquirir seguro

Outro motivo para saber a origem do veículo é pela dificuldade em conseguir um seguro do automóvel. Isso porque a depender da origem do veículo as seguradoras costumam negar a proteção como os casos de recuperados de sinistros ou aqueles que tiveram grandes danos.

Então, como saber se o veículo é de leilão grátis?

Existem opções de consulta para como saber se o veículo é de leilão pagas. Porém é possível conseguir consultar de forma gratuita e obter informações precisas facilitando na hora de finalmente fechar um negócio.

Como saber se o veículo é de leilão por meio do número da placa

Uma das formas de consultar o histórico do veículo é através da placa dele. Existem aplicativos como o Check Placa desenvolvido pelo Ministério da Justiça do Brasil, por exemplo, que pode te ajudar nisso.

Através do aplicativo que possui parceria com o Detran e o SINESP é possível checar todo o histórico do veículo. Isso só com o número da placa. Voc}e também pode verificar se há ou não restrições, como andam os documentos, se há multas. E, inclusive, fazer verificação de comunicados de roubos.

Outra alternativa é o site Carchek que além do histórico consulta acidentes somente com o número da placa. Mas, vale destacar que essa é uma alternativa paga.

Com o número do RENAVAM

Outra maneira de consultar o histórico do veículo é através do RENAVAM, o “RG” do veículo. Com esse número é possível ir no site do Detran do seu estado e realizar a pesquisa de forma fácil e rápida.

Portanto, agora que você já sabe a importância de aprender como saber se o veículo é de leilão e realizar a consulta, não deixe de conhecer o histórico antes de finalmente adquirir um veículo!

copart leilões

Copart leilões: Empresa global de leilões, também está presente no Brasil

selo leilão seguro

Conheça o Selo Leilão Seguro e não caia em golpes