Como Funciona o Leilão de Motos do Detran – Saiba Mais!

Veja agora tudo o que precisa saber sobre como funciona o leilão de motos do Detran !

Adquirir uma moto de leilão sem dúvida é um ótimo negócio. Contudo, muitas pessoas não consideram essa possibilidade por não saber como funciona o leilão de motos do Detran.

Anúncios

Se este também é seu caso, saiba que um leilão de motos do Detran é bem mais simples do que parece. Na verdade, este é um evento que possibilita a muitas pessoas comprar seu veículo legalmente e por um valor mais em conta.

Nesse artigo, explicaremos mais detalhes sobre o que são os leilões e como funciona os leiloes de motos realizados pelo Detran. Confira!

O que é um leilão de motos Detran?

Um leilão de motos Detran nada mais é que uma oportunidade de vender ou comprar veículos que estão sob a guarda policial.

Nesse tipo de leilão, a maioria das motos são frutos de apreensões feitas por falta de pagamento de financiamento ou então por blitz e irregularidades de documentação.

Essas motos irregulares, quando sofrem apreensão em blits, seu envio é feito para o pátio do Detran local. Então o Detran estipula um prazo para regularização da moto. Caso vença o prazo e o veículo continue na condição de irregular, então o mesmo é posto em disponibilidade para leilões.

Agora, com as motos oriundas de busca e apreensão por dividas de financiamento o processo é diferente. Nesse caso, elas se alocam em pátios, ficando sob custódia dos bancos responsáveis.

Como funciona o leilão de motos do Detran – Detalhes iniciais

Entender como funciona o leilão de motos do Detran é mais simples do que parece. Basicamente, quando ocorre a apreensão da moto em uma blitz, ela fica por até 90 dias no pátio do Detran local aguardando regularização.

Depois que esse período vence, verifica-se então a condição atual da moto. E, caso não haja qualquer resolução ou iniciativa de regularização, a moto apreendida passa a poder ser leiloada.

No caso de moto apreendida por busca e apreensão, o período em pátio do Detran local pode variar. Tudo vai depender da instituição financeira que tomou a motocicleta.

Além disso, outro ponto importante se refere as responsabilidades de quem adquire motos em leilão do Dentran. No geral, que participa de um leilão do Detran e adquire uma moto, assume a total responsabilidade sobre as dívidas e pendências do veículo adquirido. Isso inclui dívidas de financiamento, multas, irregularidades de veículo e documentações.

Como funciona o leilão de motos do Detran na prática

Um leilão de motos do Detran é feito por lances dos participantes. Cada participante oferece um lance para a moto em questão e o maior lance é o que levará a moto.

Há possibilidades de que as motos leiloadas sejam vendidas separadamente ou mesmo em lotes de motocicletas. Para casos assim existe uma numeração.

O primeiro passo após conseguir arrematar a motocicleta escolhida é a assinatura de comprovação da aquisição do bem. Esta é uma etapa que muitas vezes exige um cheque nominal da pessoa que adquiriu.

Vale destacar que a partir do momento que assinou a compra não será permitido desistir da transação. Então saiba que se ganhar o lance, terá que comprar.

Portanto é bom ter atenção e realmente ir com a certeza das escolhas que está fazendo. Principalmente o que se refere as obrigações e responsabilidades que estará assumindo junto com a moto.

Por que o Detran realiza leilões de motos?

Os leilões acontecem por apreensão de irregularidades ou dívidas tanto pelas autoridades de trânsito quanto pela Receita Federal. Estas resoluções são difíceis e na maioria das vezes não compensa para os infratores ou donos reaver as motos. Como resultado, os veículos acabam se acumulando no pátio.

Para que isso não ocorra foi criado esse repasse para interessados através do leilão. O valor arrecadado nos leiloes vai para o Tesouro Nacional.

Viu, não é difícil entrar em um leilão e sair com uma moto com um valor considerável. Então analise as possibilidades e não esqueça de se atentar quanto as responsabilidades que terá junto a moto adquirida em leilão!

melhores carros para ser uber

Melhores Carros para ser Uber: Veja a Lista!

honda biz 2022

Honda Biz 2022: Veja o Preço e Demais Informações