Como Financiar um Veículo Mesmo com Nome Sujo?

Conheça as alternativas de financiamento para quem está negativado

Não é novidade para ninguém que o grande número de pessoas desempregadas e a alta nos preços dos produtos gera milhões de endividados.

Anúncios

Atualmente, no Brasil, esse número passa dos 60 milhões. 

As pessoas que têm o nome sujo enfrentam grande dificuldade na hora de conseguir crédito no mercado, uma vez que a negativação indica às empresas que essa pessoa não é boa pagadora.

Mas, apesar de toda a dificuldade, será que tem como financiar um veículo mesmo com nome sujo?

Descubra agora as alternativas que podem solucionar o problema de quem está negativado na hora de financiar um carro.

Quem tem nome sujo pode financiar um veículo?

A grosso modo a resposta seria não. E o motivo é bem direto: com o histórico de não cumprir com os compromissos assumidos, as financeiras entendem que é um risco oferecer crédito para esse cliente e tomar um calote.

Mas existem algumas alternativas para que quem está negativado consiga financiar um carro. Vamos à elas:

  1. Na hora de tentar financiar um veículo, procure empresas com as quais você já tenha um relacionamento mais longo e de confiança. Dessa forma, além de analisar seu perfil de crédito, a empresa também leva em consideração a relação construída contigo e pode liberar o financiamento.
  1. Algumas fintechs também oferecem facilidades de crédito para pessoas negativadas. Entre elas estão a QueroQuitar, FinanZero e MoneyMan, essas empresas têm ofertas de empréstimo pessoal sem consulta ao SPC ou Serasa. Assim, você pode pegar a grana, comprar o carro à vista, inclusive pagando menos, e mensalmente ir quitando o empréstimo.
  1. Por fim, a opção seria comprar o carro em nome de terceiros. Eleja alguém da sua confiança e veja a possibilidade de financiar o veículo em nome dela. Assim, você consegue o financiamento e ao final pode transferir o carro para seu nome.

Como funciona o financiamento de veículos

O financiamento é um tipo de liberação de crédito para a aquisição de um bem específico, neste caso, o de veículos.

O cliente procura uma concessionária, escolhe o modelo de veículo que deseja e então contacta uma financeira para comprar o veículo.

A financeira paga o valor do veículo à vista para a concessionária, e o cliente paga a financeira mensalmente as parcelas com juros e correção, conforme contrato. 

Como o risco de calote ainda existe, a financeira, normalmente, estabelece em contrato que, caso o cliente não pague as parcelas em dia, a mesma pode solicitar à justiça a apreensão do veículo.

Como ocorre a análise de crédito para financiamento?

Apesar de a consulta ao SPC e Serasa ser parte importante na concessão de crédito, a análise de perfil do cliente não se resume a isso. É importante também cumprir alguns outros requisitos como: 

  • Perfil de crédito: As empresas pesquisam o perfil de crédito do cliente por meio do Score, disponível no site do Serasa. A pontuação no Score mostra o comportamento do cliente perante às dívidas, além de mostrar se há débito com alguma empresa. 
  • Dica: Antes de pedir o financiamento do veículo, entre você mesmo no site do Serasa e confira seu score. Caso haja alguma dívida em aberto, tente fazer uma negociação com a empresa e quitar o débito. Isso vai fazer com que seu score aumente e melhore sua avaliação.
  • Comprovação de renda: O valor das parcelas do financiamento não pode ser maior que 30% da sua renda mensal. Pois a financeira precisa se certificar que você possui renda suficiente para arcar com a dívida. 
  • Dica: Se você tiver algum tipo de renda extra, reúna toda a documentação que comprove a renda total e apresente à financeira. Isso também pode facilitar a liberação do financiamento.
  • Análise de documentos: A financeira vai verificar todos os documentos apresentados e conferir se as informações estão de acordo. Isso inclui documento de identidade, comprovante de renda, comprovante de endereço, entre outros.

Dica: Não minta ou omita informações solicitadas pela financeira, pois por menor que seja, caso descoberta, a financeira pode se negar a lhe oferecer o crédito e todo o seu esforço para financiar um veículo mesmo com nome sujo vai por água abaixo.

Airbag de Carros: Descubra Tudo Sobre este Item de Segurança

Aplicativo de Venda de Carros Usados: Conheça os Melhores