Saiba agora mais detalhes sobre como fazer o freio durar mais!
Alguns hábitos no volante podem aumentar ou diminuir a vida útil de certos componentes do veículo. E o freio sem dúvida é um deles, afinal, de acordo com o modo de condução, ele pode vir a se desgastar com mais facilidade. Mas como fazer o freio durar mais?
Anúncios
Para ajudar você, separamos nesse artigo algumas dicas úteis para aumentar o tempo de vida útil do seu sistema de frenagem. Confira!
Como saber se o sistema de frenagem vai mal?
Identificar se o sistema de freios está indo de mal a pior não é difícil. Tudo o que precisa fazer é ouvir o veículo. Quando você frear e perceber um barulho de ferro com ferro juntamente com ruídos e chiados é hora ter mais atenção.
Outro ponto anormal no sistema de freios é observar as trepidações anormais durante a condução. Ou então uma maior dificuldade em fazer o carro parar.
O fluído do freio também pode servir de alerta. Sobretudo porque ao ter desgaste excessivo da pastilha há maior bombeio de óleo no sistema para preencher volume do pistão.
Como fazer o freio durar mais – Dicas úteis
Uma vez que identificou sinais de que seus freios não estão funcionando como deveria, então a melhor coisa a se fazer é levar a um mecânico. Assim é possível identificar onde está o problema e fazer os devidos reparos para garantir sua segurança e do veículo.
Mas, se este não é o seu caso, então saiba que existem formas de evitar que seu veículo pare na oficina por problemas nos freios. Veja a seguir quais cuidados tomar para ampliar a vida útil do seu sistema de frenagem.
Desacelere sem paradas bruscas
Um dos piores erros dos motoristas que ajuda a desgastar o sistema de frenagem é frear bruscamente. Em situações como engarrafamentos ou semáforos fechados, por exemplo, isso é comum de acontecer.
Mas, isto é algo que precisa evitar, principalmente se quer contar com seus freios por muito tempo. Então, busque desacelerar o veículo antes de frear. Isso diminui o desgaste das pastilhas e evita que os discos empenem fazendo o fazer o freio durar.
Como fazer o freio durar mais -Evite o excesso de carga
Carregar muitas cargas no seu veículo pode trazer diversos malefícios a vários sistemas e componentes mecânicos. E o freio é um deles.
Consulte o manual do proprietário e tenha em mente a quantidade limite de carga e capacidades do seu veículo buscando não ultrapassar esse número e assim evitar a sobrecarga nas pastilhas e discos.
Alterações no veículo podem diminuir a vida útil dos freios
Essa é uma dica para aqueles que gostam de mexer no carro, por exemplo, o simples fato de aumentar o aro dos pneus e rodas por mais estiloso que possa parecer diminui a durabilidade dos freios e também sua eficácia.
Faça manutenções e revisões
A manutenção preventiva e as revisões regulares são essenciais para fazer o freio durar, afinal é através delas que os itens e componentes que necessitam de reparos ou trocas são avaliados e remodelados proporcionando ao sistema de frenagem maior eficiência e vida útil prolongada.
Troque o óleo conforme indicação do manual
Trocar o óleo do freio é fundamental para promover uma vida útil maior e fazer o freio durar, por isso busque seguir as recomendações e especificações do manual do fabricante e realize a troca com a frequência ideal.
Faça uso do freio motor
Uma forma de aliviar a pressão nos freios e fazer o freio durar é utilizar o freio motor em descidas de serra nas estradas, por exemplo. O freio motor em sua redução de marchas na rotação correta alivia o sistema de frenagem evitando o desgaste.
Ou seja, as pastilhas e discos ficam livres de superaquecer e reduzem o atrito e ainda faz economizar, o que é muito bom e útil.
Como fazer o freio durar mais – Utilize peças originais
Ao trocar peças e componentes busque sempre utilizar peças de nomes renomados, de preferência originais do veículo. Essas peças e componentes oferecem garantia e tem a qualidade necessária para o veículo em questão.
Cuidar do seu veículo é essencial e agora que você já sabe fazer o freio durar é hora de colocar em prática essas dicas e prolongar a vida útil dos freios e de todos os componentes do sistema de frenagem.