Pular para o conteúdo

Como Economizar Gasolina

Veja agora algumas dicas e aprenda como economizar gasolina em 2022!

Com o aumento dos preços do combustível sendo frequentes, aprender como economizar gasolina pode ser uma “mão na roda” e ajudar o bolso. Principalmente para quem vive na estrada ou então possui altos gastos mesmo dentro da cidade.

Anúncios

Para te ajudar a aprender como economizar gasolina preparamos esse artigo recheado de dicas imperdíveis, confira!

Como economizar gasolina – Rode em velocidades abaixo de 90 km/h

Um veículo acaba consumindo muito mais gasolina ao andar em altas velocidades. Muitas vezes quando alcançam de 90 a 120 km/h, eles podem chegar a consumir 30% a mais de combustível. Isso acontece por conta da resistência aerodinâmica que acaba forçando o carro a produzir mais energia.

Portanto, controlar o pé no acelerador pode ser um fator crucial para economizar gasolina.

Ar-condicionado ligado só quando necessário

Não é uma novidade que o ar condicionado costuma consumir mais combustível. Mas você sabia que usá-lo pode ter um aumento de até 20%? Ou seja, se a intenção é poupar gasolina, desligar o ar condicionado e andar com os vidros abertos sai muito mais em conta.

Então procure adotar este hábito, pois é mais vantajoso do que manter o ar-condicionado ligado e ajuda a economizar gasolina.

Como economizar gasolina – Alinhamento do veículo faz a diferença

Outra dica importante para economizar gasolina é manter as checagens de rodas em dia. É preciso estar com as rodas alinhadas e balanceadas, sobretudo porque a falta dessa condição pode acarretar em um consumo de até 10% a mais de gasolina.

Além disso, o motor faz mais esforço para mover o carro quando há desalinhamento e desbalanceamento nas rodas. Por isso mantenha as visitas frequentes ao mecânico e cuide muito bem desse detalhe no seu veículo.

Não deixe o motor do carro ligado com ele parado

Pode parecer meio óbvio, mas deixar o carro ligado por 10 segundos pode consumir muita gasolina. Inclusive, o consumo nesse caso é o mesmo que dar a partida sem ter deixado ligado.

Então se precisar esperar alguém, ou ficar parado com o carro por mais de 10 segundos, desligue-o. Isto com certeza será muito mais econômico do que deixar o carro ligado e consumindo combustível.

Como economizar gasolina – Fique atento ao trânsito

O alto consumo de gasolina pode estar diretamente ligado ao trânsito em vias que você precisa rodar. Engarrafamentos, por exemplo, podem gastar muito combustível.

Nesses casos use o acelerador com moderação. Não fique buscando espaços para ultrapassar, evite forçar o motor e tente manter um ritmo constante para economizar gasolina.

Lembre-se de calibrar os pneus

Pneus murchos ou não calibrados corretamente podem consumir até 20% a mais de combustível. Portanto lembre-se de calibrar os pneus de forma adequada.

Tomando esse cuidado preventivo, você não só economiza gasolina como também eleva o rendimento do veículo.

Como economizar gasolina – Preste atenção na aerodinâmica

Prestar atenção na aerodinâmica é ficar atento, por exemplo, aos vidros. Mantê-los abertos numa velocidade acima de 80 km/h pode interferir no consumo de combustível dificultando e forçando o motor a gastar mais.

Preste atenção nesses detalhes e em outros itens como bandeirinhas, antenas ou mesmo o bagageiro externo. Além disso, procure manter esses “objetos” guardados internamente para economizar gasolina.

Deixe a mania de usar o ponto morto no passado

Muita gente diz que para economizar gasolina câmbio automático é só deixar o carro em ponto morto, mas não é nada recomendado fazer isso. Quando o carro tiver desengatado e sem auxílio do freio-motos será muito mais difícil e perigoso frear, pois poderá ocorrer falhas nos freios.

Dessa forma é preferível deixar o carro engrenado na marcha mais alta mesmo sem acelerar, pois poupa combustível já que a injeção eletrônica não corta o combustível e ainda promove maior segurança.

Agora que você já tem o kit economizar gasolina em mãos, não deixe de colocar essas dicas em prática!