Descubra Como é Feito um Pneu Remold

Veja agora mais detalhes sobre como é feito um pneu remold e descubra se ele é confiável!

Você já ouviu falar no pneu remold? Também chamado de pneu remoldado, este é um pneu que possui um custo menor, principalmente quando comparado a um pneu novo. Mas, além do preço, existem outros fatores que diferenciam esta opção de um pneu convencional. O modo como é feito um pneu remold é uma delas.

Anúncios

Ficou curioso? Então acompanhe esse artigo até o final e compreenda melhor sobre o processo de fabricação e se vale a pena investir em pneus remold. Confira!

Afinal, como é feito o pneu remold?

Basicamente, o primeiro passo na hora da fabricação do pneu remold é a inspeção visual. Esta inspeção é necessária para garantir que a carcaça do pneu apresenta um estado adequado para a remoldagem.

Ele também é submetido a um processo semelhante a um raio X, onde se analisa a malha de aço internamente. Seu objetivo é avaliar a viabilidade de fazer a aplicação da borracha de forma eficaz e assim ser capaz de receber uma nova banda de rodagem.

Então, depois que a análise da malha é feita, segue-se com a raspagem dos lados e também da banda de rodagem, onde estão localizados os sulcos e frisos do pneu.

Depois que se elimina as estruturas danificadas, adiciona-se uma nova banda de rodagem, assim como novas laterais. E é justamente nesse ponto que é preciso ter atenção.

O pneu remold como é feito no Brasil, não traz segurança. Isso porque o INMETRO, não faz a exigência que as empresas mantenham as laterais originais e isso pode trazer problemas futuros.

No entanto, vale ressaltar que após o processo de remoldagem, o pneu remold passa por alguns testes de qualidade, assim como acontece com os pneus tradicionais. Após conclusão dos testes, ele recebe um selo que garante sua comercialização.

Qual a diferença entre o pneu remold e o recauchutado?

A diferença está justamente na forma como é feito um pneu remold. Afinal, ele passa por todo um processo de reestruturação e é basicamente todo refeito, só mantém a carcaça.

Enquanto isso, o pneu recauchutado ou recapado, passa apenas pela restauração de uma ou duas partes dele.

Pneu remold vale a pena?

Além de entender como é feito um pneu remold é fundamental saber se ele realmente vale a pena. Para isso, é de vital importância analisar os prós e contras dessa opção em relação aos pneus convencionais.

Vantagens

No geral, o pneu remold é mais em conta que um pneu convencional. Além disso, outro ponto positivo do pneu remold é que colabora com o meio ambiente.

Ou seja, como há o reaproveitamento da carcaça de pneus antigos, ele contribui para reduzir o lixo gerado pela aquisição de pneus novos.

Desvantagem

As desvantagens estão de certo modo ligadas a como é feito um pneu remold. Isso porque quando um pneu desse tipo é feito, ele apresenta características diferentes, embora tenha as mesmas dimensões. Isso vai impactar diretamente na hora que você compra o pneu remold.

Por exemplo, você pode comprar dois pneus remolds com a mesma dimensão, mas que originalmente foram criados para desempenhar atividades diferentes. Um pode ter sido feito para uma picape que aguenta maior peso, mas desenvolve menos velocidade.

Já o outro, pode ter sido feito para um carro esportivo, que é mais leve e anda mais rápido.

O grande problema é que na hora da remoldagem, a carcaça é usada da mesma forma, sem considerar o objetivo inicial do pneu. Inclusive, eles podem ser vendidos para o mesmo fim.

Esse processo acaba deixando o pneu remold pouco seguro. Principalmente em um momento de freada brusca ou curva acentuada.

Agora que você já sabe como é feito um pneu remold, e que sua maior vantagem é a economia, analise as desvantagens e veja se ele serve para você!

Sodré Santoro Leilões

Sodré Santoro Leilões: Conheça a Empresa e Saiba Como Participar

Crédito para Financiamento de Veículos

Como Saber se Tenho Crédito para Financiamento de Veículos