Para sua segurança: Dicas de como dirigir na chuva

Confira nesse artigo algumas dicas úteis sobre como dirigir na chuva e eleve sua segurança nas estradas e rodovias!

Direção na chuva é algo que qualquer motorista vai enfrentar ou já enfrentou em algum momento. Esta é uma situação que muitas vezes pode ser difícil já que exige mais atenção e riscos envolvidos. Por isso saber como dirigir na chuva de forma segura é muito importante, mas como fazer isso?

Anúncios

Nesse artigo preparamos uma lista com algumas dicas valiosas sobre como conduzir seu veículo em dias de chuva. Quer saber que dicas são essas?

Então continue lendo e saiba qual o procedimento correto ao dirigir na chuva com as dicas especiais que separamos!

Dicas de como dirigir na chuva

Separamos abaixo 10 dicas dirigir na chuva para que você possa encarar esse tipo de situação sem temer e garantir sua segurança.

Veja agora como dirigir na chuva e evite os riscos que o mau tempo pode causar ao estar na estrada:

1. Sempre mantenha uma distância segura do veículo à sua frente

Durante os dias chuvosos precaução nunca é demais. Então, como você não pode prever o que o veículo a sua frente vai fazer, o ideal é que mantenha distância.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Nesse caso, procure manter uma distância mínima de 30 metros do carro a sua frente para sua segurança. Assim, ainda que o veículo da frente faça qualquer movimento brusco, você terá tempo hábil para frear e evitar um acidente.

2. Use faróis baixos ao dirigir em dias chuvosos

Manter os faróis baixos em dias chuvosos é uma medida de segurança e, portanto, todos os motoristas deveriam seguir. Afinal, fazendo isto, você não compromete a visibilidade do automóvel que circula na pista contrária. E também é uma forma de aviso quanto a sua presença na estrada ou rodovia.

3. Procure reduzir a velocidade de forma gradativa

Freadas bruscas em tempos chuvosos podem causar um grande acidente. Portanto, essa é uma das principais dicas de como dirigir na chuva.

O carro que está vindo atrás de você pode não estar tão longe quanto deveria reduzindo assim sua percepção. E podendo ocasionar um acidente.

4. Como dirigir na chuva? Evite fazer ultrapassagens

Fazer ultrapassagens em dias de chuva não é indicado. Tanto em razão da pouca visibilidade, quanto pelos riscos de derrapagem e possíveis acidentes na pista.

Então, procure tomar cuidado com os locais permitidos para fazer essa manobra, que já é perigosa em dias ensolarados. E, se possível, tente evita-la nos dias de chuva, para sua segurança e de todos à sua volta.

5. Saiba como agir diante de aquaplanagens

Para evitar esse tipo de incidente, primeiro você não deve ultrapassar os 60 Km/h. Isso porque a partir daí o risco aumenta muito dependendo o tipo de veículo utilizado.

Os veículos de pequeno porte são mais suscetíveis devido ao seu baixo peso bruto. O que facilita a aquaplanagem, que acontece quando o carro fica por cima da água, e o motorista perde totalmente o controle do veículo.

6. Tenha ainda mais cuidado ao passar em trechos alagados

Nunca se sabe o que a água esconde por debaixo dela. Normalmente quando a água encobre a pista de rodagem, ela tende a esconder as imperfeições do asfalto, deixando assim invisíveis os buracos. E até desníveis que podem ser perigosos para sua direção.

7. Como dirigir na chuva? Se houver riscos, procure um local seguro

Se a chuva seguir muito intensa durante o trajeto, recomenda-se que o motorista pare o veículo. Afinal, com a pouca visibilidade e a infinidade de perigos que a estrada oferece em tempos de chuva, o melhor é se prevenir.

Então, busque um local seguro e espere a chuva reduzir ou parar para seguir em frente.

8. Mantenha a manutenção preventiva do seu carro em dia

Muito importante ao entender como dirigir na chuva é saber que manter a manutenção do seu veículo em dia se faz essencial. Sempre fique atento as datas das revisões do veículo e evite imprevistos ou acidentes.

9. Como dirigir na chuva? Revise os limpadores de para-brisa

Uma das dicas de como dirigir na chuva é revisar o seu limpador de para-brisa. Afinal, esta peça é essencial e se não estiver em condições pode te prejudicar durante chuvas muito fortes.

10. Tenha atenção aos pedestres

Em dias de chuva todos ficam um pouco frenéticos. São os carros tentando fugir do tempo ruim, assim como também as pessoas. Então é preciso redobrar a atenção para não gerar acidentes que podem vir a ser fatais.

Agora você sabe como dirigir na chuva, então não deixe de aplicar nossas dicas e dirigir com mais segurança.

jogos de carro

Lazer : Confira 5 jogos de carros para passar o tempo

Kawasaki

Descubra as melhores motos da Kawasaki