Como Calcular Valor do IPVA 2022

Saiba agora como calcular valor do IPVA 2022

A previsão de aumento do valor do IPVA para 2022 já vem causando preocupações e dores de cabeça em muitos condutores. Mas para evitar surpresas e programar as finanças para o pagamento desse imposto, é importante saber como calcular valor do IPVA 2022.

Anúncios

Sabendo disso, preparamos esse artigo completo com detalhes sobre esse tribulo e um passo a passo para ensinar você a como fazer esse cálculo. Confira!

O que é o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido pela sigla IPVA é um imposto Estadual arrecadado sobre os automóveis anualmente. Seu valor assim como data de recolhimento geralmente varia de estado para estado.

Além disso, vale destacar que todos os veículos automotores que circulam em terra entram para a arrecadação de impostos. Sejam motos, carros, ônibus ou caminhões e cada um tem suas variáveis para cálculo.

Há leis que isentam alguns grupos para pagamento do IPVA, como idosos e pessoas com deficiência, por exemplo. Mas, esta é uma condição que também varia de acordo com cada estado.

Alguns carros mais antigos que tenham ano de fabricação conforme especificações de estado para estado também podem ter isento sobre o tributo. Por isso, antes mesmo de começar a fazer o cálculo para saber quanto irá pagar nesse tributo, vale a pena se informar sobre as condições de isenção do IPVA 2022.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Como calcular valor do IPVA 2022?

Basicamente, para fazer o cálculo do IPVA 2022 é necessário ter em mãos duas informações:

  • O valor da taxa de alíquota do estado.
  • E também o valor venal do carro a ser calculado com base na tabela Fipe.

É importante salientar nesse ponto que cada estado tem o seu valor da alíquota do IPVA. O valor da tabela Fipe pode ser consultado no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e varia de acordo com a marca, o modelo e o ano de fabricação do veículo.

Como fazer o cálculo do valor do IPVA 2022?

Para fazer o cálculo com os dados da alíquota e do valor venal do veículo não é difícil. Para tanto, é preciso apenas multiplicar o valor venal do veículo pela porcentagem do valor da alíquota. Em seguida, você deve pegar o resultado e dividir por 100, tendo então o valor do tributo do IPVA. Ou seja, ficaria assim:

  • IPVA 2022: (VALOR VENAL VEÍCULO) X (ALÍQUOTA) / 100

Para simplificar, mostraremos um exemplo prático onde calcularemos o valor do IPVA de um Fiat Argo. Para este cálculo usaremos como modelo de alíquota o valor no estado de São Paulo como exemplo:

  • Modelo veículo: Fiat Argo 1.0 6V Flex 2021
  • Valor na tabela Fipe: R$ 57.925
  • Alíquota do estado de São Paulo: 4%

Equação de exemplo:

57.925 X 4 = 231.700

/100 = 2.317

Ou seja, o valor do IPVA para o Fiat Argo 1.0 6V Flex 2021 no estado de São Paulo será de mais ou menos R$ 2.317.

O IPVA 2022 20% mais caro

Como mencionado o IPVA vem causando certas dores de cabeça. E isso se deu porque em 2022 vai estar 20% mais caro e o tributo é calculado com base no valor que os veículos estão no mês de setembro do ano anterior.

Como todos os veículos em setembro sofreram alterações que registraram preços mais elevados em setembro de 2021, o valor do IPVA 2022 acaba por consequentemente aumentar.

E isso se deu exclusivamente pela crise de componentes automotivos e também pela alta do dólar que ronda o setor dos carros zero quilometro que fez com que quem procurava por carros novos acabasse migrando para a opção do mercado de seminovos.

Portanto, agora que você já sabe o que é o IPVA, sobre o acréscimo de 20% no IPVA de 2022 e sabe como calcular o valor do IPVA 2022, não deixe de prever sua reserva financeira com as informações.

Seguro Auto Bradesco

Seguro Auto Bradesco: Veja Todas as Vantagens e Como Contratar

Audi Q3 e Audi Q3 Sportback Voltam a ser produzidos no Brasil

Audi Q3 e Audi Q3 Sportback Voltam a ser produzidos no Brasil