Entenda a diferença entre os programas CNH Social e CNH Popular.
CNH Social e CNH Popular são alguns dos nomes dados a projetos para habilitação gratuita que conta com a adesão de alguns departamentos de trânsito do país juntamente com o governo do estado desses departamentos e também através da iniciativa privada.
O propósito desses projetos é auxiliar pessoas de baixa renda a conseguir a Carteira Nacional de Habilitação.
Um dos anseios de boa parte dos brasileiros, muitas vezes impossibilitado pelos altos valores cobrados durante o processo.
Primeira Habilitação com o CNH Social
O projeto Primeira Habilitação para o Transporte – CNH social, lançado em 2014 e concebido pelo SEST/SENAT é uma iniciativa da instituição e é diferente do programa CNH Popular.
Com o objetivo de reduzir o déficit de mão de obra especializada no setor de transporte, eles buscam capacitar e financiar a CNH, Categoria B, e a mudança de Categoria para C, D ou E como incentivo para que essas pessoas atuem na atividade transportadora. Além de propiciar a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho, através do financiamento das CNHs.
Programa CNH Popular
Programa promovido pela iniciativa privada, visando a popularização da Carteira de Habilitação mediante valores e condições especiais ao consumidor de baixa renda.
Segundo informações do próprio programa CNH Popular, o número de pessoas atendidas pelo programa passa de 200 mil, e qualquer pessoa pode se cadastrar para conseguir desconto para facilitar a aquisição da carteira de motorista.
Como conseguir a CNH de maneira gratuita?
É importante lembrar que cada município tem suas regras e requisitos. Em alguns estados exige-se nível de escolaridade e participação no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
Em suma, ao menos algumas exigências se mantêm, como renda de até dois salários mínimos, estar cadastrado no CadÚnico do Governo Federal, não ter registro de trabalho em carteira.
Produtores rurais, egressos do sistema prisional, participantes do Bolsa Família, também estão entre os que podem participar do programa.
Alguns estados adotaram a CNH Social como Espírito Santo, Bahia, Amazonas, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Roraima. Vale verificar se o Detran do seu estado oferece o projeto.