CNH Digital é Grátis: Descubra Agora Como Obter a Sua

A CNH Digital é fácil de usar e dispensa a necessidade de andar com a CNH física.

Com as facilidades que a tecnologia e os aparelhos smartphones oferecem, podemos acessar os nossos bancos, realizar pagamentos, fazer compras virtuais entre outras atividades apenas com poucos cliques.

Essa comodidade está chegando também ao âmbito documental e de identificação e um dos documentos que já oferecem essa praticidade é a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. 

Com a CNH digital, basta o condutor acessar o aplicativo no celular e lá estará seu documento válido em todo território nacional.

Veja também:

Como conseguir sua Carteira de Habilitação 100% Gratuita: Saiba Mais

7 Dicas para Você Não Errar na Compra de um Carro Usado

Veja Como Funciona a Assinatura de Carros

Saiba agora quem tem acesso a CNH digital, como obter a sua e como ela funciona.

O que é a CNH digital?

A CNH digital, ou CNH-e, é a sua carteira de habilitação no celular.

Importante saber que ter a habilitação no celular não é ter foto da habilitação no celular, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e seguir as orientações para cadastrar seu documento digitalmente. 

A CNH digital cadastrada no aplicativo substitui a CNH física e permite ao condutor apresentar apenas o documento digital a um agente de trânsito.

O uso do aplicativo CNH digital independe de acesso a internet, pois o mesmo funciona online e offline.

CNH POPULAR

Porém é necessário se atentar a bateria do celular, pois o aparelho descarregado impossibilita o acesso ao documento e o motorista será considerado não portador da CNH.

Isso levará a uma autuação com base no artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Art. 232 – Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:

Infração: leve (3 pontos);

Penalidade:  multa (R$ 88,38);

Medida administrativa: retenção do veículo até a apresentação do documento.

E não adianta tentar acessar o documento por meio de outro celular, pois apenas o aparelho vinculado ao cadastro do motorista terá acesso à CNH digital.

Em caso de perda ou roubo do celular, o condutor deverá bloquear a CNH-e no portal do Denatran e registar um novo aparelho ao qual a habilitação será vinculada.

Quem tem acesso à CNH digital?

CNH POPULAR

Para ter acesso à CNH digital é necessário que a mesma possua uma QR Code no verso. As habilitações que foram emitidas a partir de 17 de maio de 2017 já têm o código, quem ainda possui CNH com emissão anterior a essa data, não tem acesso a CNH-e. 

Mas caso o motorista queira usar a habilitação pelo celular, basta solicitar uma segunda via (física) do documento junto ao Detran de sua cidade.

Como cadastrar a CNH digital?

  • O primeiro passo é fazer seu cadastro no site do Denatran;
  • Cadastro feito, valide seus dados no app, no site do Denatran ou no Detran de sua cidade;
  • Para validar os dados é necessário ter um certificado digital. O mesmo pode ser feito junto ao Detran, na sede ou no site oficial, preenchendo seu nome completo, CPF, e-mail, data de nascimento e confirmando as informações por meio de um código que será enviado ao seu e-mail;
  • Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (Android ou iOS);
  • Clique em “Entrar” e crie uma conta no app (caso você já tenha acessado algum serviço do gov.br, é possível que você já tenha uma conta ativa. Nesse caso, se preciso, recupere sua senha e acesse o app);
  • Vá na aba “Habilitação” e faça a leitura do QR Code disponível do verso da sua CNH física;
  • Faça a verificação facial solicitada pelo app, e movimente o rosto conforme as instruções. A verificação facial vai conferir as imagens captadas no aplicativo à sua foto registrada na CNH física;
  • O aplicativo solicitará a confirmação do CEP, nesse campo é preciso preencher o mesmo CEP cadastrado quando da CNH física. Caso você tenha mudado de endereço, ou altere o mesmo junto ao Detran, ou cadastre o CEP anterior. Números diferentes vão gerar inconsistência no sistema e você não conseguirá concluir o cadastro da CNH digital;
  • Para finalizar, escolha uma senha de acesso. Atente-se às orientações de segurança no momento de criação da senha.

De posse da CNH digital, o condutor terá acesso a todos os dados da habilitação no celular, inclusive ao controle de pontuação, infrações etc.

Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação Digital também disponibiliza todos os dados relacionados aos veículos registrados em seu nome.

Como Baixar a CNH Digital no Celular (Tutorial)

O site do Denatran ainda esclarece algumas dúvidas frequentes dos motoristas.

IPVA 2021 MG: Calendário, Valor e Descontos. Todas as informações aqui

Nem Financiamento e Nem Consórcio: Veja Como Funciona a Assinatura de Carros