Qual a importância da calibragem de pneus e como fazer

Veja nesse artigo por que a calibragem de pneus é importante e descubra como fazer do jeito certo!

São vários os problemas que não fazer ou realizar uma má calibragem de pneus podem causar. Desde aquaplanagem até acidentes por frenagens não eficientes.

No entanto, mesmo que esse seja um requisito importante para segurança de motoristas e passageiros, muitos motoristas acabam deixando de lado ou mesmo não sabem bem como fazer a calibragem de pneus.

Se você é um deles, continue lendo esse artigo e entenda mais sobre a importância desse serviço. Além disso, saiba como calibrar pneus corretamente e tudo o que é preciso saber sobre o assunto!

Por que é importante fazer a calibragem de pneus?

Fazer a calibragem de pneus adequada, assim como com regularidade é muito importante para aumentar a segurança de motorista e passageiros, evitar aquaplanagens, frenagens não eficientes e diminuir riscos de acidentes.

Confira alguns dos benefícios de manter os pneus calibrados adequadamente:

  • Melhor dirigibilidade.
  • Maior estabilidade do veículo.
  • Economia de combustível.
  • Aumento da vida útil dos pneus.
  • Maior segurança do motorista e passageiros.
  • Menos chances de aquaplanar.
  • Frenagens mais eficientes.
  • Aumento de sensibilidade dos pneus aos danos por impacto.

Isso tudo acontece porque a calibragem serve para ajustar a pressão do ar dentro do pneu melhorando sua aderência com o solo.

Receba as Melhores Oportunidades de Leilões diretamente no WhatsApp↴

Como calibrar pneu e como saber a pressão correta?

O processo de como calibrar pneu no posto não é difícil. Na verdade, é bem simples, mas é preciso conhecer a periodicidade e a pressão ideal para o pneu.

Com essas informações basta apenas digitar o número de pressão no visor da bomba de ar e retirar a válvula do pneu encaixando a mangueira. Feito isso, aguarde o apito, retire e coloque a válvula no pneu novamente.

E não se esqueça de calibrar o estepe, já que ele pode ser necessário se algum pneu furar. O recomendado para o estepe é que se calibre uma ou duas libras acima do indicado pelo fabricante.

Qual o tempo de manutenção para refazer a calibragem de pneus?

De acordo com a recomendação mais comum a periodicidade indicada é de 15 em 15 dias, sempre com pneus frios (ou seja, que tenham rodado até 3 km).

No entanto, se você irá calibrar os pneus tendo rodado mais que 3 km é preciso tomar alguns cuidados. Um deles é colocar uma ou duas libras a mais que a indicada pelo fabricante por conta da pressão existente provocada pelo ar circulante.

Quanto a quilometragem percorrida, o ideal é que se calibre os pneus a cada 500 km rodados, assim como essa quilometragem for feita em menos de 15 dias, sendo importante calibrar antes de viagens longas.

Qual a tabela calibragem pneu correta?

Para saber qual é a quantidade de libras indicada para os pneus do seu veículo é preciso consultar o manual do fabricante, assim como conferir as especificações ou observar o selo localizado no tanque de gasolina.

Para identificar os dados de calibragem máxima também é possível checar na lateral dos pneus ou em tabelas que dispõem de várias colunas identificando as categorias, pressão, assim como tolerância de cada tipo de pneu.

Outro ponto que é importante ficar de olho são as mudanças e situações de uso dos pneus. Isso porque a recomendação de calibragem para estradas de terra é diferente da calibragem que é recomendada para superfícies comuns como o asfalto.

Além disso, também é preciso estar atento ao peso carregado no veículo ou peso extras. É o caso do uso de reboques em que a calibragem exige uma quantia diferente das libras de rodagem com peso habitual.

Agora que você já sabe o que é e como calibrar corretamente os pneus, não deixe de ficar de olho e mantenha a calibragem em dia para garantir a sua segurança e a dos demais.

pneu meia vida

Pneu meia vida: Saiba o que é e se vale a pena comprar

Bicicletas elétricas

Bicicletas elétricas: Uma alternativa para a mobilidade urbana