Nem Financiamento e Nem Consórcio: Veja Como Funciona a Assinatura de Carros

O novo modelo de negócio pode ser muito atrativo em algumas situações, confira os prós e contras.

É sabido que comprar um carro zero pode não ser tão vantajoso assim, levando em consideração a desvalorização do automóvel a partir do momento que sai da concessionária.

Anúncios

Além da perda de valor do automóvel, você ainda tem custos com emplacamento, IPVA, seguro e demais documentos, o que faz com que o gasto para manter o veículo seja alto.

Percebendo essa oportunidade de mercado, algumas empresas estão oferecendo o carro por assinatura. Entenda o que é, como funciona a assinatura de carros e quais são suas vantagens e desvantagens.

O que é a assinatura de carros?

A lógica da assinatura de carros é bem semelhante a de aluguel de veículos, consiste no pagamento de mensalidade por um período pré-determinado, que varia de acordo com o plano que você escolher, normalmente com duração entre 12 e 48 meses. 

Você escolhe uma modalidade que atenda às suas necessidades, escolhe o modelo do carro que deseja com cada detalhe, desde a cor até cada funcionalidade, normalmente os carros oferecidos nos planos por assinatura são 0km.

Definido o modelo que você deseja, você determina por quanto tempo deseja usar esse carro. E assim com muitos outros serviços, por quanto mais tempo você ficar com o carro, mais em conta será o valor da assinatura.

Durante a escolha pelo plano e período que ficará com o carro, você deve se atentar à quilometragem permitida durante esse tempo. Algumas empresas fazem a contagem mensal, semestral ou anual, assim, suponhamos, você tem 12 mil quilômetros para rodar por semestre, e rodou apenas 10km, em algumas companhias, esse saldo restante pode ser cumulativo ao semestre subsequente, em outras não, você perde o que não usou. É importante se atentar a isso!

Ao final do contrato, você pode escolher se devolve o carro e encerra o vínculo de aluguel ou se renova o contrato e escolhe um novo modelo de veículo por um novo período e valor.

Quais as vantagens da assinatura de carro?

  • Não precisa pagar nenhum documento do veículo, pois essas taxas, normalmente, já estão inclusas no plano. Assim você fica livre do emplacamento, IPVA, seguro etc;
  • Caso tenha algum problema mecânico, a locadora oferece um carro reserva durante o período que o seu estiver em manutenção;
  • Todo o serviço de manutenção e a revisão anual do carro também estão inclusas no plano, assim você não terá gastos com mecânico;
  • Ao contrário da locação convencional, a qual você só pode escolher entre os veículos disponíveis na locadora, na assinatura de veículos você pode escolher exatamente qual carro deseja e quais funcionalidades precisa no veículo;
  • As assinaturas oferecem planos com carros básico, como Fiat Mobili, até a categoria premium, em que você pode escolher carros da Volvo, Mercedes etc;
  • Caso faça a assinatura, avalie bem os preços por período, normalmente compensa bem mais fazer uma assinatura mais longa.

Quais as desvantagens da assinatura de carros?

  • É preciso analisar a quilometragem permitida durante o período que estiver com o veículo, pois se precisar rodar acima do permitido, poderá ter que desembolsar um valor extra;
  • Ainda sobre a quilometragem, veja se a empresa que você escolheu acumula os km não usados para o período seguinte, isso pode ajudar bastante caso precise fazer uma viagem de emergência ou algo do tipo.

Vale a pena fazer assinatura de carro?

Depois de avaliar todas as vantagens e desvantagens do serviço, você deve estar se perguntando se vale mesmo a pena fazer uma assinatura de carro, afinal, você vai pagar por um produto que nunca será seu. 

Bom, não há uma resposta concreta para essa pergunta, você deve avaliar a sua realidade. Caso você queira comprar um carro 0km na faixa de R$ 50.000,00, à vista, você deve avaliar se esse valor não seria melhor aplicado em um investimento, do que pagando um veículo que perderá valor rapidamente. 

Nem sempre comprar algo é a melhor opção para todos, é preciso avaliar cuidadosamente a situação e colocar todos os custos em uma planilha para verificar gastos X período X retorno e ver o que realmente vale a pena. O que é um fato é que a assinatura de carros têm crescido muito e pode ser vantajosa para algumas pessoas.

CNH Digital é Grátis: Descubra Agora Como Obter a Sua

7 Dicas para Você Não Errar na Compra de um Carro Usado