Bateria do carro: Saiba quando e como trocar

Veja a seguir mais detalhes sobre como saber quando é a hora certa de trocar bateria carro!

A bateria do seu veículo é um dos componentes fundamentais, pois sem ela seu carro sequer ligaria. Por isso é muito importante ficar atento ao tempo de vida útil dessa peça. Até mesmo para saber quando é preciso trocar bateria carro evitando problemas maiores.

Se você tem dúvidas ou não faz ideia sobre quando é o momento certo para trocar a bateria do seu veículo, continue lendo esse artigo. E fique por dentro dos principais sinais que indicam quando sua bateria pode estar com problema e necessita de reposição.

Quando trocar bateria carro?

O tempo útil de uma bateria costuma ser de 2 a 3 anos. Mas, esse tempo pode variar conforme os cuidados e intensidade de uso da bateria.

SAIBA MAIS AGORA ! Quero outras dicas

Por exemplo, em carros que fazem uso normal, com pouco uso de ar-condicionado, sistema de som sem exageros, lanternas com uso normal, entre outros detalhes, a bateria tende a durar bem mais. Enquanto isso, quem abusa desse componente pode ter uma vida útil diminuída da bateria.

Conheça os principais sinais quando se fará necessário trocar bateria carro:

A ignição falha                    

Esse é o principal sinal de que há algo errado com a bateria e é preciso averiguar. Você gira a chave e nada acontece na primeira tentativa e várias tentativas se sucedem? Pois bem, é hora de pensar em trocar bateria carro.

Se a bateria não ligar o jeito é chamar um guincho ou fazer o carro pegar através de cabos de transferência de energia ou com baterias recarregáveis portáteis para ir até o eletricista ou mecânico mais próximo.

Luzes falhando

Outro sinal que há problemas no sistema elétrico é as luzes falhando ou oscilando, avisos de problemas no sistema de injeção do combustível ou mesmo na ventilação e no ar-condicionado.

Nesse caso o bom é procurar um profissional especializado para realizar a manutenção e checar onde está ocorrendo a falha que pode ser na bateria.

Luz no painel

As luzes no painel são fortes indicativos de problemas no funcionamento do veículo, se há menos intensidade ou falhas pode ser que aja problemas na elétrica do carro.

Como trocar bateria carro?

Para trocar a bateria do carro não muito mistério, no entanto é preciso ter atenção e respeitar os polos positivo e negativo, entenda melhor com o passo a passo abaixo:

  1. Com a bateria nova em mãos, uma chave inglesa, uma chave fixa e uma palha de aço abra o capô com o automóvel desligado.
  2. Identifique os dois cabos ligados ao motor e encontre o polo positivo e negativo, alguns carros tem a cor vermelha no positivo. IMPORTANTE: Não segure os dois ao mesmo tempo para não levar um choque.
  3. Com a chave solte o polo negativo e o afaste da bateria para não gerar um curto.
  4. Solte então o polo positivo e não o encoste na lataria.
  5. Retire a bateria.
  6. Com a palha de aço limpe ambos os polos, se estiverem muito danificados procure fazer a troca.
  7. Coloque a nova bateria no lugar.
  8. Reconecte o cabo positivo primeiro.
  9. Após conecte o negativo.
  10. Aperte bem as presilhas com a chave para que não se soltem.
  11. Descarte a bateria em lugar específico, podendo levar até uma auto elétrica para o descarte correto.

Como aumentar a vida útil da bateria?

Mesmo que as bateriam durem de 2 a 3 anos é possível aumentar sua vida útil de várias maneiras, prolongando seu uso.

Não esquecer os faróis ligados ou o rádio pode ajudar a trocar bateria carro mais tarde, além disso sair com o carro ou ligar ele com frequência ajuda a manter a bateria funcionando por mais tempo.

Outra dica é manter os bornes da bateria limpos, bem como fazer manutenção de forma correta e ficar de olho nos sinais que o carro pode dar de que haja problemas no sistema elétrico.

Agora que você já sabe quais os sinais que indicam que é a hora certa de trocar bateria de carro fique atento e evite que problemas nessa peça acabe deixando você e seu carro na mão!

Audi

Audi: Conheça os principais modelos da marca

octanagem

O que é Octanagem da gasolina?