Vantagens e Desvantagens de um carro a Diesel

Pensando em comprar um carro a diesel? Então confira agora as principais vantagens e desvantagens de ter um carro desse modelo!

Entre muitas decisões na hora de comprar um carro, o tipo de combustível do carro é um fator importante a se considerar. Nesse quesito, a dúvida que sempre surge é se investir em um carro a diesel vale a pena.

Afinal, será que um carro a diesel oferece mais benefícios que um carro à gasolina ou então movido a etanol?

Para sanar essa questão, preparamos esse artigo onde listamos as principais vantagens e desvantagens de ter um carro a diesel. Confira a seguir!

Quais as vantagens do carro a diesel?

No geral, um carro a diesel oferece algumas vantagens que vale a pena destacar, como:

·         Carro a diesel é econômico

Uma das melhores vantagens em optar por um carro a diesel é o fator economia de combustível. Carros nesse modelo são mais econômicos que carros movido usando outros combustíveis.

Isso acontece porque o motor funciona de forma diferente que o da gasolina ou alcool. Um veículo pesado consegue chegar a fazer de 25 a 30 km/L com diesel. O que lhe permite ser comparado aos híbridos que combinam motor elétrico e à combustão, por exemplo.

·         Carro a diesel dura mais

Outra vantagem é que os carros movidos a diesel duram mais já que são mais robustos. E possuem uma taxa de compressão maior que os motores flex sem precisar de velas de ignição para ser acionado. Ou seja, ela acontece de forma direta.

·         O torque é maior

Os motores a diesel conseguem melhores rotações em relação a carros movidos a gasolina ou etanol. O que por sua vez interfere na saída do carro por conta da presença de um turbocompressor que gera uma maior taxa de compressão armazenando mais energia por volume.

Quais as desvantagens do carro a diesel?

Assim como tudo na vida, carros a diesel também possuem seus pontos contras. Então, antes de comprar um carro nesse modelo, vale a pena conferir quais são eles:

·         O valor do carro é mais caro

As vantagens de ter um carro a diesel são boas, mas o valor que você terá que desembolsar para tê-lo é bem mais elevado que os carros movidos a gasolina ou etanol.

·         O valor da manutenção também é mais caro

Por serem mais robustos, tecnológicos, ter uma durabilidade maior, consequentemente sua manutenção acaba sendo mais cara.

·         Não vantajoso para quem roda pouco

Digamos que carro a diesel não são tão vantajosos para quem roda pouco com o veículo. Isso entra em questão desde o custo-benefício que não compensa o investimento. O motor a diesel foi feito para andar economizando e durar mais, parado não cumpre seu papel.

·         Menos eficiência em velocidades maiores

O motor a diesel não desempenha tão bem quanto seu parceiro a gasolina que trás mais resultados satisfatórios quando o assunto é alcançar boas velocidades na estrada.

·         O diesel polui mais que outros combustíveis

Infelizmente o diesel é o tipo de combustível que mais polui o meio ambiente e causa danos sendo um grande vilão do planeta. Isso acontece porque como um derivado do petróleo a emissão de gases após a queima é maior que os demais levando o pódio como o combustível mais poluente.

O que a lei diz sobre carro a diesel?

Tão importante quanto avaliar as vantagens, assim como as desvantagem, dos carro a diesel é entender o que diz a lei sobre esses veículos movidos a esse tipo de combustível.

No Brasil há a proibição de veículos com capacidade de carga menor que uma tonelada usar diesel, ou seja, somente veículos pesados como caminhões, ônibus e offroad podem utilizar diesel como combustível.

Essa medida é de 1976 quando surgiu o ProÁlcool (Programa nacional do Álcool) em que foi fomentada a substituição de automóveis movidos a combustíveis originados de petróleo pelo etanol e motivada pela crise do petróleo em 73.

Desde essa proibição muitas tentativas de extinguir o carro a diesel surgiram, mas nenhuma ainda teve efeito. Inclusive, o PDL 52/2019 é uma dessas pautas que está em avaliação pela Câmara da Comissão de Minas e Energia (CME).

Portanto, agora que já conhece os prós e contras do carro a diesel, analise tudo o que foi dito até aqui e veja se a aquisição desse veículo é a melhor opção para você!

Daniel Garcia Leilões

Daniel Garcia Leilões: Conheça e descubra todos os detalhes

rodas de liga leve e de aço

Rodas de liga leve x Rodas de Aço: Veja as diferenças