O que é leilão condicional?

Veja a seguir todos os detalhes sobre o que é leilão condicional e saiba quais cuidados ter nesse tipo de evento!

Muitos conhecem os leilões como aqueles eventos onde os participantes dão seus lances e o maior deles leva o bem. Mas, você sabia que existem outros tipos de leilões? O Leilão Condicional é um deles.

Cada vez mais frequente no mercado de leilões, nesse tipo de evento, a melhor oferta nem sempre é a vencedora. Isso porque a palavra final sobre quem ganha o leilão é dada pelo proprietário do bem que está em leilão.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o Leilão Condicional? Então continue sua leitura e compreenda como ele funciona e suas diferenças para o leilão tradicional.

O que é um leilão tradicional?

Antes de saber o que é leilão condicional, é preciso entender o que é um leilão tradicional e como ele funciona.

Um leilão nada mais é que um tipo de negociação pública sobre a vende de bens diversos em que qualquer pessoa apta pode participar do evento.

Antigamente esses eventos eram realizados em auditórios físicos. No entanto, hoje em dia há milhares de outras opções disponíveis, como os leilões online e os simultâneos em que ocorrem leilões físicos e digitais ao mesmo tempo.

Nos leilões é exposto um bem ou lote com um valor inicial para que os interessados deem seus lances. Então, a maior ou melhor oferta arremata o bem e o leve para casa após pagamento.

O que é leilão condicional?

Um condicional leilão é a negociação em leilão condicionada à aprovação do comitente. Desse modo, enviar o lance vencedor, a melhor oferta para análise do vendedor para conferir se vai aprovar ou recusa a venda do bem.

O leilão condicional se baseia na mesma dinâmica do leilão tradicional. Ou seja, coloca o bem à venda por um valor inicial que normalmente é menor que o preço de mercado e a melhor oferta leva a vitória.

No entanto para entender a diferença entre o que é leilão condicional e leilão tradicional, é que em vez de efetuar o pagamento do bem conforme as instruções do edital ao fim do evento o arrematante precisa esperar um prazo maior.

Já que envia o valor ao comitente para aprovar ou recusar e dentro de três dias se aguarda um retorno para que possa continuar o processo de compra.

Que cuidados ter em leilões condicionais?

Agora você já sabe o que é leilão condicional e como ele é similar a modalidade tradicional de leilão. Portanto, é muito importante conhecer as condições gerais do evento, todas especificadas em editais. E, com isso, adotar os cuidados necessários para não acabar tendo prejuízos ou frustrações ao participar desse tipo de evento.

Mas quais seria tais medidas? Veja abaixo quais cuidados ter na hora de participar de um evento desses:

Lembre-se de ler com atenção todos os pontos do edital

O edital é o principal documento de qualquer leilão e deve ser lido com muita atenção. Afinal, é nele que estarão todos os dados e informações sobre a negociação, como será a venda, as informações gerais do lote, os valores, as condições de pagamento, etc.

Dê uma analisada geral no lote e descrição do leilão condicional

Além do edital há outra fonte de informação importantíssima, a descrição do lote. Tenha atenção a essa descrição, é ela que vai mostrar o que há ou não há sendo leiloado. E também as condições gerais do lote.

Tenha um planejamento de lances do leilão condicional

Você já sabe o que é leilão condicional e por isso sabe que a venda depende de aprovação do vendedor, para que tenha melhor êxito nessa decisão tenha um planejamento dos seus lances. Afinal, nem sempre a maior proposta vence nessa modalidade e sim o bom negócio.

Tenha atenção ao pagamento caso seja o arrematante vencedor

Tenha atenção a todo processo de pagamento, bem como esteja ciente das formas e prazos de pagamento do bem que estão dispostas todas em edital.

Agora você já sabe o que é leilão condicional e quais pontos são importantes na hora de participar!

rodízio de pneus

Rodizio de Pneus: Saiba como fazer

Mgl leilões

Mgl Leilões: Conheça todos os detalhes