Bateria do carro acabou? Saiba como agir

Confira nesse artigo tudo o que precisa saber sobre o que fazer quando a bateria do carro acabar.

Imagine estar no trânsito ou em viagem e o motor não pegar porque a bateria do carro acabou. Se você já passou por isso sabe o quanto essa situação pode ser estressante e desesperadora. E caso ainda não tenha acontecido, fique atento pode você também está sujeito a passar por isso.

Quando o veículo para por falta de bateria, é preciso ter calma para tomar a melhor decisão. Normalmente, em situações de emergência como essa, existem alguns pontos que deve analisar e medidas que pode adotar para contornar o problema.

Nesse artigo, mostraremos algumas delas para você. Por isso, continue a leitura e saiba agora o que fazer quando a bateria do carro acabar em situações inusitadas.

SAIBA MAIS AGORA ! Quero outras dicas

A bateria do carro acabou? Veja se o seguro cobre o auxílio nesse tipo de situação

Antes de tomar atitudes verifique o seguro do seu veículo. E descubra se ele cobre ou prevê auxílio para essa situação de emergência.

Leia o contrato ou mesmo entre em contato com sua seguradora e explique a situação para ver se poderá ter auxílio. Se houver cobertura de pane elétrica, um mecânico será enviado para resolver a situação o mais breve possível.

Se a bateria do carro descarregou e o seguro cobrir, não havendo mais opções, bem como o carro poderá ser rebocado. E levado a concessionária para troca dentro da garantia.

O problema é mesmo na bateria?

Muitas vezes o problema não é na bateria do carro. Por isso, busque sempre averiguar isso antes de colocar a mão na massa e começar a pensar como recarregar a bateria do carro.

Olhe para o painel e veja se o ícone da bateria está com a luz vermelha ligada. Se sim, saiba que é um sinal de que a bateria é o problema que gerou o desligamento do motor.

Se o ícone acender enquanto estiver dirigindo, pode ser que não esteja carregando ou tendo falhas e o problema possa ser inclusive no alternador.

Sinais como esses podem indicar que a bateria está descarregando ou necessita ser trocada e é preciso ter atenção a esses detalhes. A bateria do carro falhar é um deles, bem como as luzes no painel são outro indicador, fique atento para não ficar empenhado.

Você tem como resolver o problema da bateria do carro sozinho?

Essa é a hora que você já checou se o problema é outro ou se é mesmo a bateria e se o seguro cobre ou não a pane elétrica. Nessa hora você deve se perguntar como trocar a bateria do carro e a dica é, se você souber resolver o problema, resolva sozinho.

Se o carro resolveu ficar empenhado na garagem de casa a situação se torna um pouco mais fácil de ter solução, mas isso pode depender de você ter um carregador de bateria, por exemplo, ou de um vizinho salvar sua vida.

Para carregar a bateria pegue o cabo vermelho e conecte no terminal positivo, enquanto o preto fica no negativo. Ligue o carregador na tomada, quando carregar retire desligue da tomada antes de retirar os cabos.

Já se estiver na rua empenhado, pode utilizar cabos de ligação para fazer a “chupeta”, ou seja, uma conexão com a bateria de outro carro. Para isso os dois carros precisam estar de frente pro outro, desligados.

Com isso em mente conecte uma das pontas do cabo vermelho na bateria descarregada e o outro no terminal positivo. O cabo preto irá para o terminal negativo da bateria que funciona e a outra ponta deve ser colocada em uma superfície de metal longe do terminal negativo.

Com isso feito para a “chupeta” dar certo ligue o veículo com a bateria funcionando e após uns minutos tente ligar o outro carro. Com o carro ligando, retire os cabos na ordem inversa e siga viagem.

Lembre-se, para evitar essas situações, não deixe de realizar a manutenção preventiva do seu veículo, isso inclui checar a bateria do carro.

Cassiano Leilões

Cassiano Leilões: Conheça e descubra se é confiável

Parque dos leilões

Parque dos leilões é confiável? Saiba Mais!